top of page

Pontos turísticos em Girona

Lugares que você precisa visitar na vizinha medieval de Barcelona


Se você estiver pensando em ir à Barcelona e for fã de Game of Thrones ou de monumentos históricos medievais, você PRECISA conhecer a cidade de Girona. Ela é tão incrível que serviu de cenário para diversas cenas da série consagrada e hoje possui um turismo crescente de fãs que vão até lá para conhecer a cidadezinha e todos os seus encantos.


Eu confesso que fiquei apaixonada por aquele lugar e vou te ajudar a montar um roteiro perfeito para fazer um bate e volta de um dia inteiro, desde Barcelona.


Para chegar à Girona, você pode ir de ônibus, de carro, mas eu te aconselho a pegar o trem de alta velocidade, que viaja a mais de 200km/h e em cerca de 40 minutos você já está na cidade que fica a 100km de Barcelona.


A experiência de viajar nesse trem é muito legal, você vai se surpreender com a estação ferroviária que mais parece um aeroporto. Então chegue com antecedência para trocar ou comprar o seu bilhete, porque os trens saem pontualmente no horário marcado.


É até estranho para gente, porque você verá no bilhete o horário, por exemplo, de 07h02, e se você chegar às 07h03, já terá perdido o trem e precisará comprar outra passagem.



A estação é bem grande, você precisa descer e subir escadas, então te recomendo a ficar de olho no relógio.


Você pode comprar antecipadamente pela internet, mas precisará ir ao balcão efetuar a troca e o bom de comprar antes é que você pode achar preços ótimos, a partir de 5 euros por pessoa cada trecho e dá para escolher entre a categoria standart ou primeira classe. Você pode comprar em português pelo site: www.thetrainline.com


Chegando em Girona, você caminhará até a Rambla de la Liberdad. Rambla são aquelas ruas, onde não passam carro e você pode andar bem no meio, admirar as lojinhas e os restaurantes que colocam suas mesas e cadeiras do lado de fora do estabelecimento. Você chegará até as Casas del Onyar, umas casinhas coloridas que ficam bem à beira do rio e são o cartão postal da cidade.


Freepik


Depois passará por uma das diversas pontes que ligam a cidade nova à cidade velha, onde ficam os pontos históricos da cidade. Eu te aconselho a passar pela Palanques Vermelles ou Eiffel Bridge, da mesma empresa que projetou a torre Eiffel. Tire uma foto por lá e siga para ela, a majestosa Catedral de Girona! Sim, aquela da cena famosa de Game of thrones onde Cersei desce as escadas com o povo gritando e tacando coisas no episódio Walk of Shame.


Depositphotos

No ponto mais alto da cidade, conforme o costume medieval, a Catedral tem a maior nave gótica do mundo. Girona foi território de disputa de muitos povos, e sua Catedral precisou ser construída e remodelada diversas vezes, e chegou até a ser uma mesquita na época em que os árabes invadiram e tomaram a cidade, antes de tomar a forma que tem hoje. Essa construção do jeito que vimos ali, começou no século 11 e levou centenas de anos para ser concluída.



Bem do ladinho, está a Basílica de Sant Feliu, que foi a primeira catedral de Girona até o século 10 e é um edifício gótico que mais parece um castelo. Dentro, você pode conferir obras de arte e combinar uma visita interna à catedral e à basílica pelo valor de 7 euros por pessoa com audioguia.


No século primeiro aC, os romanos construíram uma poderosa fortaleza conhecida como Força Vella. Essa fortaleza era protegida pela muralha e é possível ver pedaços dela até hoje. Inclusive, faça o passeio pelas muralhas, caminhando ao lado dela, subindo e descendo pelas ruelas medievais e curtindo paisagens maravilhosas que Girona te proporciona.



Não deixe de conhecer os banhos árabes, que na verdade não são árabes e sim romanos, mas que são chamados desse jeito por conta de seu estilo arquitetônico. É um lugar construído no século doze e que mostra com perfeição como eram as salas com temperaturas diferentes que serviam para os habitantes se lavarem.


Sol de Barcelona


Antigamente era comum ter banhos públicos espalhados e eram usados como um símbolo de limpeza dos pecados e regeneração, já que na religião cristã a água serve para purificar o corpo. Esses banhos também serviam como um lugar de reunião e até mesmo para receber massagens.


Reserve um tempo para caminhar entre as ruas estreitas, ladeiras, miradores, arcos, descidas e escadarias do bairro judeu Call, que é um verdadeiro labirinto. As construções estão muito preservadas e foram utilizadas como cenário no filme 'O perfume", terminando com uma cena grandiosa na praça de Girona.


Você pode fazer um tour a pé guiado e inclusive há excursões específicas para visitar os cenários de filmes e séries gravados por lá



E nem só de história vive Girona, é lá também que está o Celler de Can Roca, um restaurante que já foi eleito várias vezes o melhor do mundo. Mas se você não tiver dinheiro suficiente para jantar no local ou não conseguir fazer a reserva com quase um ano de antecedência, que é o tempo médio para conseguir uma mesa por lá, você pode conhecer a Rocambolesc Gelateria, uma sorveteria do mesmo dono que decidiu abrir o lugar para oferecer seus doces com preços mais acessíveis. E as apresentações do sorvete fazem bastante sucesso com os turistas.


Feastio


Aproveite também para comer em um dos restaurantes na cidade velha, seja na praça principal ou em um que fique nas escadarias da cidade e aprecie o local. Na maioria dos serviços que utilizamos por lá, os habitantes falavam catalão e não espanhol, e os cardápios nem tinham a opção em outro idioma, mas faz parte de embarcar na viagem de estar em outro país.


Curtiu essas dicas? Você também pode assistir ao vídeo e mandar suas perguntas e dúvidas lá no nosso canal do YouTube. É só clicar aqui:

Quer conhecer esses lugares maravilhosos que falei aqui em acima? Garanta o menor preço na compra de suas passagens e seguro. Clicando nos links e banners ao longo da página, você contribui com o meu trabalho, garante descontos excelentes e não paga nada a mais por isso. Muito obrigada!!



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page