top of page

Turquia inaugurou a maior ponte suspensa do mundo. Conheça mais sobre a Canakkale 1915

A Turquia inaugura a maior ponte suspensa do mundo com um custo de 2,5 mil milhões de euros e que liga dois continentes

Com 3.563 metros de comprimento, sendo que mais de 2.000 metros são de “vão central suspenso”, a maior ponte suspensa do mundo foi inaugurada no dia 18 de março de 2022. Ela se chama "Ponte Canakkale 1915" e foi construída no Estreito de Dardanelos, no noroeste da Turquia, encurtando o tempo de passagem entre a Europa e a Ásia para apenas 6 minutos. A antiga, e ainda utilizável, ligação por ferry demorava cerca de meia hora. Se você tem planos de viajar para a Turquia, eu tenho uma ótima notícia: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o meu trabalho. Muito obrigada!

Além de reduzir o tempo de viagem, a ponte liga importantes portos das regiões de Mármara e do mar Egeu à rede de transportes do país. A obra se conecta a um sistema de rodovias ao redor do Mar de Mármara, onde habita quase um terço da população da Turquia e uma região que acolhe grandes centros industriais e comerciais.

Esta ponte, com um custo total de 2,5 mil milhões de Euros, tira o recorde da maior ponte suspensa do mundo da Ponte Akashi Kaikyo no Japão, sendo a primeira a ligar o Mar Egeu ao Mar de Mármara, separados por 60 quilómetros. A obra se junta às outras três pontes (em Istambul) que fazem uma ligação entre os dois continentes, Europa e Ásia, e é pintada de vermelho e branco, cores da bandeira Turca.

A inauguração ocorreu no aniversário da vitória de uma batalha naval das forças otomanas contra os aliados na Batalha de Dardanelos, que durou até janeiro de 1916 e levou à vitória do Império Otomano contra as tropas britânicas e francesas. Se você procura passagens aéreas baratas e com ótimas condições de pagamento para viajar para a Turquia, clique no Banner abaixo e garanta excelentes descontos para chegar ao seu destino com total tranquilidade.

No discurso de inauguração, o Presidente turco Recep Tayyip Erdogan afirmou que a ponte é:

"uma maneira de manter viva a memória dos mártires de Canakkale"

bottom of page