top of page

Portugal libera site para imigrantes pedirem o NISS online

Já está disponível em Portugal, a partir desta quinta-feira, dia 5 de janeiro de 2023, um novo serviço para os imigrantes que chegam ao país. O Número da Segurança Social (NISS) agora pode ser solicitado de maneira online por meio de um formulário que envia os dados diretamente para a Segurança Social de Portugal.


O procedimento era realizado de maneira presencial, por meio do envio de carta, ou um pedido por e-mail. O governo português afirma que o novo serviço vai agilizar e tornar menos burocrática a criação do NISS. Vale lembrar que o documento é emitido gratuitamente.


O imigrante preencherá os dados pessoais no formulário digital, e, em seguida, enviará uma cópia do documento de identificação válido, como o passaporte, por exemplo. Depois receberá uma confirmação por e-mail.

O próximo passo é a retirada do NISS presencialmente no local indicado, como as Lojas do Cidadão ou locais de atendimento da Segurança Social, por exemplo. Com o documento de identificação em mãos. Neste caso, apenas o próprio cidadão pode fazer a retirada. A Segurança Social não informou em quantos dias o número ficará pronto.


Quer saber o passo a passo com todos os detalhes para morar em Portugal com sucesso? Assiste este vídeo aqui:

A solicitação também pode ser feita por um representante legal, ou até mesmo pela empresa que esteja contratando o imigrante. Para isso, é obrigatório enviar junto com o requerimento, uma procuração ou Declaração de Autorização a Terceiros, além da cópia do documento de identificação do estrangeiro.


A Segurança Social também disponibiliza um guia prático com mais detalhes sobre como fazer a solicitação.


Ficou com dúvidas?

Não se preocupe!

Mande sua pergunta aqui nos comentários que eu respondo para você.

E lembre-se: clicando nos links e nos banners que eu indico aqui, você colabora com nosso trabalho e me ajuda para que eu possa continuar sempre trazendo boas e novas informações para você.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page