top of page

Portugal: O que fazer em Nazaré



Nazaré é uma vila pesqueira localizada a cerca de 120 km de Lisboa. A cidade é famosa sobretudo por sediar uma etapa do Campeonato de Surfe de Ondas Gigantes, e impressiona pela beleza natural e ondas gigantescas.


Na região encontramos a praia de Nazaré, e a Praia do Norte, que fica do outro lado do farol da Nazaré e onde se realizam os campeonatos de surfe. É nesta praia que se formam as ondas gigantes. Em contrapartida, a praia de Nazaré é bastante calma e geralmente não tem muitas ondas.


Para você poder aproveitar as coisas boas que Nazaré tem a oferecer, aqui vão alguns locais na região que merecem uma visita.



Forte de São Miguel Arcanjo



O Forte de São Miguel Arcanjo ou Forte da Nazaré foi classificado pelo IGESPAR (Instituto de Gestão do Patrimônio Arquitetônico e Arqueológico) como Imóvel de Interesse Público. A sua criação foi no reinado de D. Sebastião e esteve interditado até ao final de 2012 devido ao risco de erosão provocada pelo mar.


No final de 2012, foi o local de apresentação do projeto voltado a prática de surfe ZON NORTH CANYON SHOW.

Praia de Nazaré



A praia de Nazaré é a mais urbanizada, com boa infraestrutura de hotéis, pousadas, cafés e restaurantes. Tem uma passarela de madeira ao longo da borda no formato de um arco e é um local perfeito para tirar algumas fotos.


Com 1,5 km de extensão e uma larga faixa de areia. Conduz do porto da Nazaré à falésia onde existe um miradouro. O mar é propício para banho, mas a água costuma ser fria e no verão não ultrapassa os 18 °C.


O mar geralmente é calmo, mas às vezes pode ser turbulento, então é bom ter cuidado com correntes mais fortes. A praia de Nazaré tem uma variedade de atividades aquáticas, como paddle boarding, caiaque e jet ski.


Museu do Peixe Seco



O Museu do Peixe Seco, fica nos arredores da vila próximo à orla. Inaugurado em dezembro de 2016, este museu é constituído pelas seguintes áreas: secagem e centro interpretativo.


Ao lado do Museu do Peixe Seco estão os tradicionais barcos coloridos da Nazaré, responsáveis ​​pela captura do peixe na região, que logo depois é levado para secagem.



Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Farol da Nazaré



O farol da Nazaré foi construído em 1903, após um grande processo que resultou na expropriação da fortaleza de S. Miguel, onde se encontra, para ser transformada na casa do proprietário do farol. Fica a 2 km de Nazaré, com uma vista maravilhosa sobre o oceano e a cidade.


Dentro do forte existe um pequeno museu com muita informação sobre a geografia do lugar, a formação das ondas, sobre surfe e muito mais coisas interessantes. O lugar é espetacular!


Praia do Norte


Localizada ao norte do imponente Promontório de Nazaré, mais conhecido como “Sítio”, a Praia do Norte possui um ambiente selvagem com dunas que preservam a vegetação local. O mar, agitado e perigoso para banhos, é muito apreciado pelos surfistas devido às ondas gigantescas.


A explicação para a origem destas ondas neste exato local reside na localização do Canyon de Nazaré, o maior canyon submerso da Europa com uma extensão de 200 quilómetros e uma profundidade de 5000 metros.


Sua cabeceira, que fica a menos de 1km da costa, interfere nas características da ondulação quando ela se apresenta com impacto, vinda de oeste, o que leva à formação de grandes ondas.


Miradouro do Suberco



Este é considerado o miradouro mais bonito da Nazaré, localizado no Promontório, também chamado de Sítio. A falésia ergue-se de forma espetacular a partir da Praia da Vila atingindo uma altitude superior a 110 metros.


Deste miradouro avista-se o mar, as ondas gigantes e as casas brancas da vila. É uma vista linda com um pôr do sol imperdível!


Próximo ao mirante, há também algumas varinas (vendedoras ambulantes) com as tradicionais sete saias, que oferecem aos visitantes doces regionais além de outros produtos típicos.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Ermida da Memória


A Ermida da Memória foi construída em 1182 por ordem de D. Fuas Ropinh, fidalgo da região, em agradecimento à Virgem Maria ter respondido às suas orações, o salvando de uma queda fatal. Enquanto perseguia um veado durante uma caçada, o cavalo de Dom Fuas quase mergulhou no mar, mas parou no último momento.


Esta é uma capela de proporções modestas com telhado cônico. Localizada no final do promontório, junto a uma rocha onde permanece a marca de ferradura de um cavalo, o que para muitos é a prova do milagre.


No interior da ermida, painéis de azulejos azuis e brancos representam a aparição da Virgem Maria enquanto o veado corre para o vazio.


A capela tem ainda um piso inferior, uma gruta onde foi encontrada a imagem original da Virgem Maria, à qual D. Fuas pediu ajuda.


Miradouro da Pederneira



Este é um dos pontos de visita obrigatória em Nazaré. O Miradouro da Pederneira, localizado junto à Igreja da Misericórdia em Pederneira, bairro histórico da região.


Este miradouro oferece uma vista espetacular sobre o mar, as casas brancas da vila, do Promontório e do Pinhal de Leiria. Este é mais um local perfeito para apreciar o pôr do sol!


Sítio de Nazaré



O Promontório ou Sítio de Nazaré é um local lindo, além de ser cartão postal da região. Com uma altitude de 110 m, o Promontório de Nazaré é uma das formações rochosas mais espetaculares.


Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra visitar na região?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro. Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta!


Saiba como, assistindo a este vídeo:






19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page