top of page

Portugal: O que fazer em Aveiro



Aveiro é uma cidade da costa norte de Portugal, famosa pelos seus canais, e por isso conhecida como a "Veneza Portuguesa". Assim como a cidade italiana tem seus passeios de gôndola pelos canais, em Aveiro são os Moliceiros que levam os turistas.


A cidade foi erguida em torno de um lago conhecido como Ria de Aveiro. A área é conhecida por seus canais cheios de barcos coloridos (moliceiros). Eles eram tradicionalmente usados ​​para a colheita de algas marinhas, mas hoje em dia são usados ​​para o turismo local.


Mas não é só de dos moliceiros e canais que Aveiro é feita, existem várias outras atividades e locais para se conhecer, como o bairro das casas coloridas da Praia da Costa Nova, o centro histórico, onde se encontram atrações importantes como os edifícios em art nouveau, a Sé de Aveiro e o Museu de Aveiro.


Se está pensando em visitar essa maravilhosa região, e ainda não sabe o que visitar, você veio ao lugar certo! Aqui vão algumas dicas de locais para te ajudar com um roteiro!



Praia da Barra e Costa Nova



As praias de Aveiro não possuem falésias ou rochedos como outras partes da costa portuguesa. A Praia da Barra e a Costa Nova são as mais populares e próximas do centro da cidade.


A Praia da Barra fica perto da foz da Ria de Aveiro e de onde se encontra o farol, um dos pontos mais altos de Portugal. Já a Praia da Costa Nova, além das famosas casinhas coloridas, é muito procurada pelos mergulhadores, devido ao mar agitado.


Salinas de Aveiro



O sal de Aveiro é um dos mais famosos do mundo. E a produção lá é bem antiga, até mais do que o próprio país. Portanto, sem dúvida, é o lugar mais conveniente para conhecer salinas.


Várias delas oferecem visitas guiadas, com explicações sobre a história e os processos de produção. Duas boas opções são a Marinha da Noeirinha e a Marinha da Passagem.


Passeio de moliceiro pelos canais



Quando se vai a Aveiro, você tem que andar de Moliceiro pelo menos uma vez. A cidade é conhecida como a Veneza portuguesa por causa dos seus canais. Apesar de ser uma atração turística, é quase uma obrigação fazer esse passeio quando se vai a essa bela cidade.


Os moliceiros são barcos de borda baixa, com proa e popa decoradas com pinturas que retratam o cotidiano português ou homenageiam algumas personalidades famosas. Feito de madeira de pinho, o moliceiro costuma ter 15 metros de comprimento e 2,5 metros de largura.


A história dos moliceiros começa no século XIX, quando eram usados ​​para apanhar o moliço, lodo, presente na Ria, que após ser colocado em galpões para secar ao sol, era usado como fertilizante nas áreas arenosas dos agricultores da região. Com a mudança de moliço para adubos químicos, os moliceiros perderam o emprego e hoje servem apenas ao turismo, nas águas da Ria de Aveiro.


Existem vários passeios de moliceiro em Aveiro, sendo o mais comum o que visita as quatro estações urbanas da Ria; Canal central, Canal das Pirâmides, Canal do Cojo e Canal de São Roque. A principal área de embarque fica no Canal Central, em frente a Assembleia Municipal. Por esse motivo, as filas podem ser longas dependendo da hora do dia.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o meu trabalho!!


Centro histórico de Aveiro



Cortado pelos canais da Ria de Aveiro, o centro histórico é um encanto por si só. Com casas e casarões coloridos, esse bairro é um lugar para se perder em suas ruas e vielas com prédios em estilo Art Nouveau.


Uma dica para sua viagem à região; visite a Praça 14 de Julho e conheça o Mercado do Peixe, sempre movimentado a qualquer hora do dia. Certifique-se de sentar-se do lado de fora dos cafés para aproveitar o ar puro de Aveiro.


Casas coloridas da Costa Nova



Ao visitar Aveiro, não deixe de ver as casas coloridas da Praia da Costa Nova, além de serem lindas, rendem ótimas fotos, e você ainda pode tomar um café ou comer um prato tradicional da região.


Estas casas serviam para guardar os materiais de pesca para os pescadores. De acordo com a história, as cores serviam para indicar as casas aos pescadores, pois passavam muito tempo no mar. Atualmente estas casas são utilizadas para moradias, casas de férias, algumas até foram convertidas em hospedagens, restaurantes e cafés.


Parque Infante Dom Pedro



Portugal é um dos países que mais se preocupa com a qualidade de vida e bem-estar de sua população. Além de vários programas de incentivo, o país oferece um grande número de locais adequados para atividades ao ar livre, como parques, reservas naturais, espaços públicos e praças.


Um desses parques que merece destaque é o Parque Infante Dom Pedro, localizado na cidade de Aveiro. Também conhecido como Parque da Macaca, tornou-se um importante atrativo turístico da região, com grande variedade de flora e fauna nativas.


Construído numa antiga propriedade franciscana, em 1826, onde funcionava o Convento de Santo António. Dentre as principais atrações deste parque estão; a Casa de Chá e a biblioteca, que ficam perto do lago, consideradas as partes mais bonitas e bem cuidadas, com direito a concertos musicais esporadicamente.


Este parque também era conhecido como Parque da Macaca porque há muitos anos existia uma gaiola circular e retangular onde viviam várias espécies de pássaros e macacos.


Atualmente, além de abrigar várias espécies de pássaros, patos, peixes e rãs, é possível encontrar árvores centenárias, coretos e outros monumentos que homenageiam figuras importantes da sociedade portuguesa.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu chip de viagem e fica totalmente conectado! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o meu trabalho. Muito obrigada!


Museu de Aveiro



O Museu de Aveiro está localizado no antigo Convento de Jesus. No interior, encontra-se o túmulo da Princesa Santa Joana, Padroeira da Cidade. O edifício data do século XV e apresenta vários estilos arquitetônicos, com particular destaque para o barroco.


A exposição permanente apresenta obras do século XIV ao XIX, incluindo pintura, escultura, azulejaria, ourivesaria e têxteis, além de textos e manuscritos que datam da fundação do próprio convento.


Igreja da Misericórdia



A Igreja da Misericórdia desata-se na Praça da República, com a sua calçada portuguesa de padrão circular. A conclusão das obras da igreja ocorreu em 1669, no entanto, existem provas de já estar em atividade em 1502.


Com uma fachada austera e um portal tratado como um grande altar apoiado em colunas coríntias, construído em dois níveis. No topo do portal encontram-se os símbolos nacionais; a Cruz de Cristo, a esfera armilar e, ao centro, o escudo real.


No século XIX, a fachada do edifício foi revestida de azulejos. Destaque para a capela-mor, com o seu arco triunfal em pedra calcária e o seu altar maneirista em talha dourada.


Sé Catedral de Aveiro



A igreja, hoje sede do Bispado de Aveiro, foi consagrada em 1464 e foi anexada ao mosteiro de São Domingos. Em seu interior, as capelas laterais guardam peças importantes de grande valor.


Na capela da Visitação, pode ver-se o magnífico altar que data de 1559, representando a Virgem e Santa Isabel, na composição original. No templo de Nossa Senhora do Rosário encontra-se uma bela estátua da sua padroeira, do final do século XVI.


A Catedral de Aveiro tornou-se Catedral pelo Papa Pio XI. No novo transepto foi construído um altar moderno com uma cúpula de gesso em Art Nouveau. Por ter sofrido muitas restaurações, que influenciaram na sua aparência atual, trata-se de uma catedral relativamente moderna.


Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra visitar na região?


Caso esteja planejando morar em Portugal. Vou deixar aqui embaixo um video para te ajudar a encontrar um bom arrendamento:



E se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro. Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta!


Saiba como, assistindo a este vídeo:



39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page