top of page

Portugal: O que fazer em Mourão



Mourão é uma pequena cidade centenária do Alentejo, em Portugal. A cidade fica na margem esquerda do rio Guadiana, que se tornou um lago, drenado pela barragem do Alqueva. A fronteira espanhola fica a apenas 7 quilômetros da cidade.


A cidade é marcada por diversos fatos históricos importantes, como a batalha de Mourão, ocorrida no seu território, entre portugueses e castelhanos, em 1477, durante a Guerra da Sucessão de Castela. Seu Castelo também se destaca bem acima de uma colina.


O concelho de Mourão sempre foi forte na agricultura, repleto de olivais, característicos desta região. Na margem do lago formado pelo rio, há lugares lindos e até praias de água doce para relaxar.


Aqui vão algumas dicas de locais para visitar se estiver pela região:


Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias



A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias destaca-se dentro das muralhas medievais do Castelo de Mourão, utilizando como torre sineira um torreão militar. Este monumento é uma parte importante do castelo medieval, visível do ponto mais alto da vila.


Este é um dos monumentos mais visitados da região devido as suas características únicas. Construída em 1681, se localiza em numa parte fortificada do castelo e apresenta vestígios de arquitetura em estilo barroco. No interior da capela destaca-se a imagem de Nossa Senhora das Candeias, em pedra de Ançã e medindo 1,20 m.


Segundo uma lenda antiga, esta igreja foi construída neste palácio por causa da aparição de Nossa Senhora junto às muralhas, permanecendo como um local de culto para a população local.


Castelo de Mourão



O Castelo de Mourão é, de fato, uma estrutura muito impressionante e imponente. Sua construção atual começou em 1343 com projeto do Mestre João Afonso a mando de D. Afonso IV, é uma fortaleza militar situada a poucos minutos da fronteira.


Apesar de estar em ruínas, vale a pena visitar este castelo, que além de contribuir com o registro histórico da região, ainda proporciona uma bela vista. A vista das muralhas é simplesmente fantástica e a entrada no castelo é gratuita.


Praia Fluvial



A praia fluvial de Mourão, com as suas extensas áreas de relva e areal é sem dúvida a maior praia fluvial do Alentejo. É um ótimo lugar para caminhar livremente, mergulhar nas águas quentes da Barragem do Alqueva, ou até mesmo fazer um piquenique.



Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o meu trabalho!!


Jardim Municipal de Mourão



O Jardim Municipal de Mourão, situado na Praça Pública do município, exibe um charmoso coreto que remonta a 1932. É possível encontrar árvores centenárias e várias plantas da região que lhe dão cor e alegria.


Junto ao jardim também se encontram os edifícios da Câmara Municipal, a Igreja da Misericórdia e a Igreja de S. Francisco. No meio do jardim existe uma estátua em homenagem ao Dr. Ravasco dos Anjos, um médico bastante importante para a vila.


Museu da Luz



O Museu da Luz se apresenta como um local único de cultura e identidade, é um local de interpretação das profundas alterações ocorridas na região, provocadas pelo aparecimento da barragem e submersão da vila.


Suas exposições, temporárias e únicas, focam nos principais temas do museu: identidade, história, localização do local. Muitas e variadas leituras que refrescam as memórias e interpretações da reconstrução da área.


Voo de Balão



Essa é uma experiência única e inesquecível. Se estiver planejando viajar pela região, saiba que é possível sobrevoar as planícies alentejanas e o Grande Lago de Alqueva num balão de ar quente.


Os voos de balão de fevereiro até o final de outubro ocorrem ao nascer do sol. De novembro até o final de março ao nascer do sol e ao pôr do sol. Apenas dois dias antes do voo, isso é confirmado dependendo das condições climáticas. Mas se tiver a oportunidade, não deixe de fazer este passeio.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu chip de viagem e fica totalmente conectado! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o meu trabalho. Muito obrigada!


Igreja da Misericórdia



A igreja da Santa Casa da Misericórdia remonta ao século XVII, foi fundada no reinado de D. João III pela Irmandade da Misericórdia de Mourão. A igreja possui o brasão de armas de Portugal de 1743 em sua fachada.


O altar, em estuque colorido, remonta ao reinado de D. Maria I, que tem um estilo artístico fraco e, é decorado com o cronograma de Jerusalém, a Cruz do Calvário e o túmulo de Cristo.


No interior da Igreja reside o importante Arquivo e Cartulário com manuscritos de 1548, bandeiras processionais com imagens artísticas em honra de Nossa Senhora da Misericórdia num lado e do outro N. Sra da Piedade. Lá também encontramos duas esculturas em pedra da Virgem Maria e S. João Evangelista.


Igreja de São Francisco



A Igreja de São Francisco de Mourão fica na Praça do Município, quase paralela à Igreja da Misericórdia, remonta ao século XVIII, concluída no reinado de D. José I, no ano de 1758.


A sua construção em estilo barroco apresenta em seu interior, uma nave retangular com abóbada redonda, alçados de pedra calcária e azulejos de 1800.


A capela-mor, em forma de triângulo com altar e teto coberto de aquarelas, apresenta medalhões simbólicos com os atributos do Calvário, os braços cruzados de Jesus e de S. Francisco de Assis.


Existem vários outros detalhes relacionados a esta igreja que valem uma visita!


Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra visitar na região?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro. Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta!


Saiba como, assistindo a este vídeo:



53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page