top of page

Portugal: O que fazer em Faro



Faro, a capital do Algarve tem muitos atrativos que surpreendem todos os seus visitantes: monumentos históricos, museus, cultura local, gastronomia de qualidade e belas praias aliadas ao Parque Natural da Ria Formosa.


É uma cidade tranquila quase todo o ano, tornando-se um ótimo lugar para quem quer fugir do turismo de massa.


Aqui vão algumas dicas sobre o que fazer em Faro e arredores, seja para uma ótima viagem de final de semana ou férias prolongadas.


Catedral de Faro



A Sé ou Catedral de Faro fica acima da praça conhecida como Largo da Sé, na cidade de Faro. Foi construída por Alfonso IV, após a captura da cidade, sobre os restos de uma mesquita islâmica de 1251, que anteriormente era outra igreja gótico-espanhola.


Atualmente, a catedral possui uma mistura de estilos arquitetônicos, embora possa ser associada ao período de transição romântico-gótico e ao Renascimento. De sua antiga igreja, apenas a bela torre com alpendre na entrada, com o terceiro andar, aparentemente em ruínas, não foi concluída.


O seu interior data do século XVI e abriga o Museu Catedralesco, onde se podem ver vários objetos da igreja, quadros, pinturas e paramentos religiosos de grande beleza. Do alto da sua torre medieval é possível desfrutar de uma vista espetacular da cidade e da costa de Algarvia.



Jardim da Alameda João de Deus



O Jardim da Alameda João de Deus trata-se de uma grande área verde com palmeiras, um lago com patos e um pequeno zoológico com alguns pássaros.


Para os fãs de esportes, há um campo de minigolfe e uma arena poliesportiva dentro deste parque ecológico. E possui até parquinho para as crianças. É a maior área verde na cidade de Faro e é uma ótima forma de passar momentos de qualidade em contato com a natureza.


Ilha Deserta


A Ilha Deserta é uma das cinco ilhas barreira do Parque Natural da Ria Formosa. O nome real da ilha é Barreta, e Deserta ficou popular entre pescadores, por ser uma local completamente desabitado.


A ilha foi mantida intocada ao longo dos anos, e ainda hoje é um paraíso para os amantes da natureza. De pássaros a plantas e flores, crustáceos, camaleões e outras espécies ainda por descobrir, a Ilha Deserta é um local lindo cheio de biodiversidade.


Uma das características mais marcantes dessa ilha é o seu aroma natural. Devido à ausência de poluição e interferência humana, quando ocorrem condições climáticas perfeitas, uma viva e intensa mescla de cheiros é criada. É um local deslumbrante em qualquer época do ano.



Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o meu trabalho!!


Museu Municipal do Faro



O Museu Municipal de Faro, anteriormente conhecido por Museu Arqueológico, está instalado no Convento de Nossa Senhora da Assunção. Possui um estilo renascentista (século XVI), e fica situado no antigo bairro judeu da cidade.


Entre as coleções, destaca-se o Mosaico Oceânico, que remonta ao século III e foi descoberto em 1976 no local da construção, além de pratos domésticos árabes do século IX ao XII, baseados nas famosas lendas faraônicas.


O artista Carlos Filipe Porfírio, uma exposição conhecida como Caminho Romano do Algarve; e uma coleção de obras de arte de Ferreira d'Almeida.


Arco do Repouso


O Arco do Repouso é um dos mais importantes acessos muralhas dos faraós e outro símbolo da variada história portuguesa. Toda a sua estrutura remonta a dinastia almoada, dos séculos XII e XII.


Passeio de canoa



Uma ótima opção de atividade para quem está na região é fazer um passeio de canoa, saindo da marina e contornando o porto de Formosa.


É um passeio imperdível e passa por locais onde a natureza local se expressa de forma vivida, com águas claras, abundante em fauna e flora.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu chip de viagem e fica totalmente conectado! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o meu trabalho. Muito obrigada!


Praia da Falésia



Praia da Falésia é uma praia que começa em Albufeira e vai desde a Praia Barranco das Belharucas até à vila de Vilamoura, no Algarve. Uma praia que atrai muitos visitantes pela sua beleza e paisagens.


Seu areal tem mais de 5,5 km de extensão, tornando-se uma das maiores praias da cidade e uma das principais atrações turísticas de Albufeira, a praia recebe frequentemente muitos visitantes, sobretudo no verão.


Com areia dourada, mar calmo e sem rochas, a costa também possui falésias, que protegem tanto do vento quanto proporcionam ótimas caminhadas e trilhas. Do alto da falésia há também uma bela vista do mar e do horizonte. Esta praia já foi considerada a melhor de Portugal.


Centro Histórico



Um passeio pelo centro histórico, também chamado de Cidade Velha, é obrigatório quando se vai a Faro. Está rodeado por muralhas e castelo, e tem quatro portas de acesso, sendo a mais importante o Arco da Vila.


No interior, surpreendentemente tranquilo, encontra-se a Catedral, o Seminário Episcopal, a Câmara Municipal e o antigo Convento de Nossa Senhora Da Assunção (que hoje é um museu arqueológico).


Atravessar o Arco da Vila, é quase como entrar em um portal do tempo, percorrer séculos de história, encontrar mouros e cristãos, e até D. Afonso III, cuja estátua domina o encanto pacífico da praça que leva o seu nome.


Palácio de Estoi



Também conhecido por Palácio do Carvalhal, é um edifício de formato em U, que circunda um magnífico jardim de quatro faces: o jardim do Carrascal. A construção do palácio é neobarroca e nela são criados muitos efeitos magníficos e simétricos.


Na decoração interior, é possível perceber que seu grande salão avançou em relação ao restante do edifício e apresenta uma decoração inspirada no estilo Luís XV. O palácio tem 23 quartos e 5 anexos: uma torre sineira, uma torre de acesso ao telhado, um tanque de água e duas casas de frescos.


Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!

Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra visitar na região?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro. Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta!


Saiba como, assistindo a este vídeo:



77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page