top of page

Portugal: O que fazer em Lagoa



Lagoa é uma cidade portuguesa delimitada a norte e leste por Silves e a oeste por Portimão, atrai multidões com seus diversos empreendimentos turísticos e praias que rivalizam com as de Portimão e Albufeira.


Civilizações como os fenícios e os romanos passaram por ela até o século VIII, quando foi tomada pelos árabes. Sendo conquistada pelas forças cristãs portuguesas no século XII, que pressionaram a capital muçulmana da região, Silves.


A pesca e a indústria do vinho foram as principais fontes de riqueza até a década de 1970. Desde então, o turismo tem sido a força dominante na região.


Quando o Marquês de Pombal criou esta região, “doou” 17 km de uma belíssima costa, com falésias douradas erguendo-se sobre o mar. A região possui mais de uma dezena de praias que valem a pena visitar.


Praia da Nossa Senhora da Rocha



A Praia da Nossa Senhora da Rocha é bastante acolhedora, está associada ao porto de pesca de mesmo nome, fazendo com que o areal seja partilhado com os barcos, apetrechos de pesca e casas de pescadores.


Os mesmos barcos também fazem excurões as grutas marinhas da região, onde se produzem interessantes jogos de luz e cor, e praias isoladas apenas acessíveis a partir do mar.


A costa é dividida por uma alta linha de falésias, onde se avistam várias grutas recortadas, e atravessando o túnel cavado sob a parte mais alta, é possível chegar ao areal da vizinha Praia Nova.


Praia da Albandeira



A Praia da Albandeira é uma praia do concelho de Lagoa, com um pequeno areal separado por uma zona rochosa que cria buracos e abrigos frequentemente utilizados pelos banhistas, bem como belas piscinas naturais.


A praia é cercada por falésias onde você pode ver enormes grutas e caverna que proporcionam excelentes condições para uma variedade de animais, especialmente morcegos e aves marinhas. Nesta zona é muito comum ver gaivotas, gaviões e andorinhas.


Praia dos Beijinhos



A Praia dos Beijinhos é uma pequena praia em Alporchinhos, do concelho de Lagoa. Em comparação com outras praias próximas, nesta não há muitas pessoas, o que pode ser ótimo se você não quiser compartilhar a praia com muita gente.


O nome desta praia vem da grande quantidade de conchas pequenas que tem no local e que também recebem o nome de beijinhos. A Praia dos Beijinhos tem um comprimento médio de areal na base da falésia.


No meio da praia, perto da linha d'água, há uma grande pedra que está partida ao meio, e que é bastante visitada pelos turistas. O acesso é feito por uma escadaria central que, de espaço em espaço, tem bancos de concreto ao longo do caminho.



Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o meu trabalho!!



Praia da Marinha



A Praia da Marinha foi considerada, entre várias outras praias, como a Praia Dourada, pelo Ministério do Ambiente. Este destaque deve-se à sua natureza única e por ser considerada uma das mais belas do Algarve.


É um dos locais mais visitados no Algarve por turistas e moradores da região. A dica é visitar a região e a praia no verão, para aproveitar os belos dias de sol e aproveitar a praia ao máximo.


A Praia da Marinha é cercada por grandes e belas falésias e possui águas claras, o que possibilita ver bem o fundo. Além de ser considerada uma das melhores praias do Algarve e uma das mais belas praias de Portugal, já foi utilizada várias vezes como símbolo nacional em guias de viagem e até em comerciais de televisão.


Praia do Vale do Olival



A Praia de Vale do Olival situa-se numa zona rochosa típica do Algarve, no final do porto de Armação de Pêra, no concelho de Lagoa. Cheia de paredes rochosas, nas quais se pode caminhar sobre elas graças ao caminho que leva à praia vizinha, Praia dos Beijinhos.


O caminho é rodeado por vegetação típica costeira e oferece vistas deslumbrantes sobre o mar e as diferentes formações rochosas que foram criadas pela erosão do vento e água.


Castelo de São João do Arade



Também conhecido como Forte de São João do Arade, está localizado na vila de Ferragudo. O castelo situa-se em uma colina que separa duas praias; Praia da Angrinha e Praia Grande.


O Castelo está bem preservado, sendo classificado pelo Instituto Português do Património (IPPAR) desde 1975, e possui um grande jardim, propriedade da família Pereira Coutinho, que o adquiriu no final de 1990.



Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu chip de viagem e fica totalmente conectado! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o meu trabalho. Muito obrigada!

Praia dos Caneiros



A Praia dos Caneiros também é considerada como continuação da Praia do Vale da Azinhaga, tendo visibilidade da rocha da Gaivota e do farol da Ponta do Altar. O areal desta praia é maior e mais largo do que a praia vizinha, e está rodeada por altas falésias de tons ocre, rosa e branco, nas quais existem impressionantes grutas e buracos.


Praia do Carvoeiro



A Praia do Carvoeiro é a principal praia do concelho de Lagoa, Algarve. É uma praia de pescadores, escondida em uma pequena baía. Barcos podem ser alugados no local para visitar as grutas e praias privadas. A praia é rodeada de casas brancas nas falésias, juntando com o mar azul e a areia clara, rende belas fotos.


Vila de Ferragudo



Ferragudo está entre os pontos de pesca mais atrativos do Algarve. Localiza-se no concelho de Lagoa, nas margens do Rio Arade. A vila é um local envolvente, e está repleta de praias tranquilas, das quais se destacam: Praia do Pintadinho, Praia do Torrado, Praia Grande, Praia de Caneiros e Praia da Angrinha, onde se situa o Castelo do Arade


A vila é pequena, sendo possível explorá-lo a pé. No topo da colina, se encontra a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, um dos mais belos cartões postais da cidade. A orla e a praça central abrigam os melhores restaurantes, bares e cafés de Ferragudo.



Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra visitar na região?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro. Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta!

Saiba como, assistindo a este vídeo:





27 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page