top of page

Portugal: O que fazer em Mértola



Mértola é uma cidade tranquila, e apesar de murada, tem vista para o Rio Guadiana. Trata-se de uma cidade situada no topo de um penhasco com escarpas e rochas em seu entorno, que a fazem parecer desafiar as leis da gravidade.


Suas ruas são de paralelepípedos, com casas brancas em um labirinto de ruelas e os vários degraus dão a esta cidade uma atmosfera medieval que a torna um lugar divertido para passear.


Apesar de pequena, Mértola possui uma herança cultural grande. Destacando-se por ser um local tranquilo onde a cultura e a hospitalidade convidam ao relaxamento e ao prazer.


Mértola é um local histórico com forte influência romana e islâmica, de rara beleza patrimonial, além de possuir também grande beleza natural, como o Parque Natural do Vale do Guadiana, e ter uma aldeia portuguesa no Alentejo que encanta a todos os turistas.

Se vai viajar pela região e não sabe ainda o que visitar, aqui vão algumas dicas de locais interessantes.


Castelo de Mértola



O castelo de Mértola destaca-se acima da igreja paroquial desta fascinante vila antiga da região do Alentejo. A maioria dos edifícios data do século XIII. Construído sobre fundações árabes, perto de um recinto muçulmano, no qual o forte fica em um fórum romano.


Esta fortaleza foi considerada durante séculos como a mais resistente fortaleza no oeste da Península Ibérica. Atualmente, o torreão do castelo, abriga um interessante museu que exibe uma coleção de artefatos que datam dos séculos VI e X dC.


De sua imponente torre e muralhas, encontrará impressionantes vistas panorâmicas sobre a zona histórica de Mértola e do rio Guadiana.


Casa Romana



A Casa Romana foi o primeiro núcleo museológico do Museu de Mértola a abrir em 1989. Fica localizado abaixo do edifício Paços do Concelho, e durante suas obras de renovação foram encontrados importantes vestígios arqueológicos que correspondem às fundações da casa romana (hoje é a sede).


Fora do antigo edifício, onde é visível parte do implúvio da casa, estão expostos elementos arquitetônicos da época, como epigrafia funerária, cerâmicas e metais. Cada núcleo possui uma exposição permanente relacionada ao seu tema.


Ponte em Arcos de Mértola


Foto: Viagens e Caminhos


Trata-se de uma linda ponte com 5 arcos sobre a Ribeira de Oeiras e faz parte da autoestrada IC27 para quem vem do Sul. É um local bastante agradável, rodeado de natureza, que rende lindas fotos. Inclusive, antes da ponte há um lugar para parar o carro para tirar as fotos. Outro ponto onde se tem uma boa vista da ponte é da Ermida de Nossa Senhora das Neves.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o meu trabalho!


Praia fluvial Azenhas do Guadiana


Esta praia fluvial fica muito perto da cidade, apenas a 850 metros da ponte, perto de pequenos moinhos de grãos, onde a água corrente do rio é usada para girar os rolos de moagem. Abaixo dos moinhos de água e fica o balneário em áreas protegidas da correnteza do rio.

Parque natural do Vale do Guadiana



O Parque Natural do Vale do Guadiana, uma das áreas naturais mais fantásticas do sul de Portugal, é um grande núcleo de biodiversidade, e lar do lince ibérico, Localizado a sudeste do Baixo Alentejo, ao largo do Algarve e da província espanhola da Andaluzia.


A diversidade das paisagens do Vale do Guadiana é algo indescritível! Com suas planícies onduladas, grandes elevações de quartzo, vales e montanhas exuberantes, uma grande cascata, flora do mediterrâneo e falésias bem esculpidas ao longo do rio Guadiana.


Para além da indiscutível beleza do parque, há também uma antiga aldeia que guarda um museu cheio de segredos, uma misteriosa mina abandonada, uma das melhores praias fluviais de Portugal, dois trilhos pedestres e comida regional deliciosa!


Torre do Relógio



A Torre do Relógio está localizada ao lado da muralha do centro histórico, com vista para o rio, e acessível por escadas. A data de 1593 está escrita em seu sino, que provavelmente é sua data de construção.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu chip de viagem e fica totalmente conectado! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o meu trabalho. Muito obrigada!



Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção



A Igreja Matriz de Mértola, também conhecida como Igreja de Nossa Senhora da Assunção, é um imponente templo de planta quadrada, fachada lisa e coroada com ornamentos cónicos.


Esta igreja é famosa porque costumava ser uma mesquita, uma das poucas que sobreviveu a Reconquista. Foi consagrada como igreja no século XIII. Atrás de seu altar há uma parede com uma cavidade branca, o antigo mirhab (sala de oração) da mesquita. Seu portal é em estilo gótico e há várias esculturas em forma de cabras e leões.


Miradouro de Nossa Senhora das Neves



O Miradouro de Nossa Senhora das Neves fica a 685 metros de altitude, no Alto da Fraga da Bandeira, e contém uma capela dedicada à padroeira Senhora das Neves. No topo da colina elevada, é possível ter uma vista panorâmica belíssima da vila de Mértola.


Cascata Pulo do Lobo



A Cascata do Pulo do Lobo fica ao norte de Mértola, no parque natural do Vale do Guadiana. A cascata está numa área rochosa e estreita do rio Guadiana, e possui 14 m de altura, criando um belo cenário.


Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra visitar na região?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro. Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta!

Saiba como, assistindo a este vídeo:



48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page