top of page

Portugal: O que fazer em Viana do Castelo



Viana do Castelo é uma das cidades mais bonitas e visitadas do Minho (província histórica da região do Norte de Portugal) e possui vários tipos de atrações turísticas. Localizada a 76 km da cidade do Porto, é chamada a cidade das paixões.


Situada na foz do Rio Lima, entre o mar e as serras, Viana é conhecida como a capital da arte filigrana portuguesa.


A cidade e a região abrigam lindas praias e romarias, monumentos históricos, além de um porto de pesca, que se distingue por sua arquitetura desenvolvida com influências manuelinas e renascentistas.


Com uma população aproximada de 88.000 habitantes, a cidade teve uma importância vital na história portuguesa durante as Grandes Viagens e também na pesca do bacalhau.


Para te ajudar a planejar sua viagem a Viana do Castelo separamos alguns lugares e pontos turísticos mais importantes na região.



Igreja Barroca da Senhora da Agonia



A capela de Nossa Senhora da Agonia está freguesia de Monserrate em Viana do Castelo. Esta capela barroca destaca-se pela sua fachada. Foi construído no século XVIII com uma cúpula em formato de cebola.


O navio octogonal da igreja é dourado, e é o centro das celebrações de agosto, de mesmo nome.


Museu do Traje



O Museu do Traje de Viana do Castelo é um exemplo da rica cultura do vestuário tradicional da região. Além da exposição desse patrimônio cultural típico, o museu permite que os visitantes vejam peças e ferramentas usadas no passado, na produção de trajes vienenses.


O espaço conta ainda a história da lã e do linho da região do Alto Minho, bem como a história do "Ouro de Viana". Todos os anos, inúmeras mulheres saem às ruas vestidas com ricas joias de filigrana, razão pela qual também é conhecido como o Desfile da Mordomia.


Monte de Santa Luzia



Com uma das vistas mais fantásticas de Portugal, o Monte de Santa Luzia oferece aos viajantes uma paisagem deslumbrante. No topo fica a Igreja de Santa Luzia. Este é um cartão postal da cidade, com 650 metros de altura, é impossível para qualquer viajante não vê-lo.


A igreja em toda sua beleza e conexão com a natureza dá aos turistas uma sensação de paz indescritível. Lá você pode ver a harmonia entre mar, rio, vegetação e espiritualidade em um único lugar.


A subida ao monte é feita pelo "Funicular de Santa Luzia", uma espécie de trem que sobe em poucos minutos até o topo do mirante.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Santuário de Santa Luzia



O famoso arquiteto Miguel Ventura Terra projetou a Igreja do Sagrado Coração de Jesus no estilo Revival. O imponente templo ergue-se numa encosta, enquadrando a paisagem e encantando a vista.


Considerado o monumento mais destacado de Viana do Castelo, atrai milhares de visitantes e peregrinos que rezam pela proteção de Santa Luzia, a protetora dos olhos. O templo possui um museu onde se encontram peças esculpidas, pinturas, azulejos, escritos e pinturas sob o tema religioso.


Sé de Viana



A Catedral de Viana está localizada no centro histórico, a poucos metros da Praça da República. Foi construída no século XV, com fachada de pedra em estilo românico de transição, com influências góticas e de outros templos religiosos galegos.


Ponte Eiffel



A Ponte Eiffel é feita inteiramente em ferro e foi desenhada no gabinete de Gustave Eiffel. A ponte que liga às duas margens do Lima, entre a cidade de Viana do Castelo e a vila de Darque, foi inaugurada em 1878, após ter sido construída em substituição da ponte velha de madeira.


Esta ponte foi a primeira ponte rodoferroviária (dois tabuleiros sobrepostos) construída em Portugal, tem 645 metros de comprimento e duas plataformas metálicas, sendo a superior à rodoviária, para circulação de veículos e pedestres, e a inferior apenas ferroviário.

Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Navio Gil Eanes



Construído em Viana do Castelo em 1955, o navio-hospital Gil Eannes apoiou durante décadas a frota portuguesa que operava na costa da Terra Nova e da Gronelândia. Uma vez desativada, a frota bacalhoeira, foi deixado de lado nas docas de Lisboa durante muitos anos.


Em 1998, foi cerimoniosamente recebido na Foz do Lima, onde, após limpeza e restauração, foi aberto ao público, tornando-se uma atração para Viana do Castelo.


Várias obras de reabilitação e restauro foram realizadas ao longo dos anos, dando aos visitantes o contato com várias áreas características da embarcação, como a ponte, casa das máquinas, cozinha, padaria e várias cabines, bem como o consultório médico, uma enfermaria, um gabinete de radiologia e um bloco operatório que fazem parte da área hospitalar, permitindo ao visitante conhecer um pouco da história do navio-hospital e da pesca do bacalhau.


Praça da Liberdade



Essa praça linda e moderna é rodeada por vários riachos, que lhe conferem um aspecto ainda mais belo, e sob seu arco encontra-se um grande nó de marinheiro.


Desta praça se tem uma excelente vista da rua principal que leva à estação de trens e uma vista impressionante do templo de Santa Lúcia, no topo, a cerca de 4 ou 5 km do centro de Viana.


Centro histórico de Viana do Castelo



O centro histórico de Viana do Castelo data do século XVI. E contribui mais ainda para a riqueza medieval de Viana, que se deve em grande parte às suas atividades marítimas e comerciais, especialmente durante a Era dos Descobrimentos.


Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra visitar na região?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro. Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta!


Saiba como, assistindo a este vídeo:







182 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page