top of page

Praia do Sudoeste em Fernando de Noronha é reaberta 5 meses após ataque de tubarão



A Praia do Sudoeste, em Fernando de Noronha, liberou o acesso a sua faixa de areia nesta última sexta-feira (1) como parte de sua segunda fase de reabertura ao público, de acordo com o ICMBio (Instituto Chico Mendes) e o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.


O local foi fechado para turistas e moradores locais no final de janeiro, após um tubarão atacar uma menina de 8 anos. Os visitantes que desejam aproveitar o sol nas areias da praia devem assistir a um vídeo de orientação, logo na chegada, sobre as particularidades da praia para decidir quais atividades realizar.


No entanto, o acesso ao mar ainda está suspenso, exceto para quem pratica mergulho livre. Além de acompanhar o vídeo, os mergulhadores devem ficar do lado direito da baía e fazer a atividade em grupos de pelo menos quatro pessoas. Máscaras, snorkels, nadadeiras e coletes salva-vidas devem ser usados, bem como uma boia extra/derradeira rebocada após mergulho em grupo.



A primeira fase da reabertura do Sueste começou no final de março, quando apenas grupos de mergulhadores foram autorizados a acessar as praias, exceto nos dias em que havia avistamento de tubarões-tigre, segundo o Diário de Pernambuco.


De acordo com o ICMBio, para avaliar como e quando se dará a reabertura total da praia, eles seguem "realizando estudos de monitoramento da área que incluem: testes de medidas mitigadoras de incidentes com tubarões, análise diárias das condições de mergulho e implementação de medidas de segurança voltadas para o mergulho livre”.


Os visitantes não poderão acessar a praia nos dias em que a água estiver turva. Para verificar o status do local para os visitantes, basta verificar com os funcionários do Parque Nacional Marinho que estarão presentes no local.



10 visualizações0 comentário
bottom of page