top of page

Quais países estão abertos para brasileiros no momento?

Muitas mudanças aconteceram nesses últimos meses. Fronteiras que estavam fechadas para turismo há dois anos, finalmente abriram.

Eu trago todas essas informações diariamente aqui no canal, mas vamos fazer um resumão de alguns países? Quais os documentos relacionados à Covid para entrada e o que precisa para circular dentro deles?


Suécia

Uma boa notícia é que a Suécia eliminou agora em abril, todos os protocolos e restrições de viagem. Com isso, as medidas que impediam a entrada de viajantes de países de fora da União Europeia foram extintas. Não há mais necessidade de testes de covid-19 e de comprovantes de vacinação nem na chegada, nem na circulação no país.

Até 31 de março, turistas brasileiros não podiam entrar na Suécia, mas agora já é possível retomar não só as viagens para o país, mas no ritmo anterior à pandemia, já que a Suécia eliminou todas as restrições devido à covid, como uso de máscaras e capacidade máxima de estabelecimentos.


Espanha

Já para a Espanha, continua tudo igual desde o ano passado: só pode entrar no país ou fazer conexão por lá os turistas vacinados. Serve qualquer vacina aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e portanto vale a Coronavac. A partir de nove meses da última dose, é necessária a dose de reforço. Isso serve para todos acima de 18 anos que pisarem na Espanha.

De 12 a 17 anos, acompanhados dos pais, caso não tenha o certificado de vacinação, é possível entrar com o teste antígeno ou o PCR. Com 11 anos ou menos não precisa de comprovante relacionado à Covid, mas todos independente da idade precisam preencher o formulário SPTH, que eu explico neste vídeo aqui como fazer. Para circular no país não é necessário apresentar nem teste, nem certificado de vacinação para a entrada nos estabelecimentos.


França

A França passou a aceitar recentemente os turistas não vacinados que saem do Brasil. Neste caso, eles devem apresentar um teste PCR negativo realizado menos de 72h antes do embarque, ou um teste de antígeno negativo realizado com menos de 48h de antecedência. Para os vacinados, seguem precisando apenas do certificado de vacinação em inglês. E isso serve para qualquer país que não seja do idioma português, ok?

Dá uma olhada no vídeo que eu te ensino a tirar o certificado de vacinação em inglês do Conecte SUS. Ele é válido para essas viagens internacionais e se você estiver com problemas no seu cadastro por lá, dê uma olhada se o seu estado possui um site específico onde mostra a sua vacinação e no idioma em inglês.

Muitos estados brasileiros possuem e diversos viajantes embarcam com eles. Até hoje nenhum viajante que acompanhamos teve problema por tirar numa plataforma estadual. Então indo para França vacinado, segue a mesma regra que na Espanha.


Após nove meses de ter recebido a dose única pela Janssen, ou das duas doses de qualquer vacina aplicada no Brasil, é necessário ter a dose de reforço, mas aqui um cuidado: é preciso que o reforço seja de uma vacina de RNA mensageiro e no Brasil apenas a Pfizer possui essa característica.

O imunizante Moderna também é válido como reforço para países que exigem o RNA mensageiro, ok? Então, se você foi vacinado com três doses da Coronavac, por exemplo, uma sugestão é entrar pela Espanha que permite ou se for pela França, realizar um teste antes do embarque. Quem tem 12 anos ou mais é preciso apresentar o teste ou o certificado de vacinação. Menores de 12 anos não precisam apresentar esses comprovantes.


E dentro do país já não há mais a obrigação de mostrar os certificados nos estabelecimentos, mas a França continua realizando a conversão do certificado brasileiro pelo certificado da UE. Então, caso você vá depois para algum país que ainda exija o certificado Covid da UE ou peça o teste para quem não o possui, vale a pena fazer a conversão por lá pagando os 36 euros em qualquer farmácia credenciada.


Alemanha

A Alemanha continua permitindo a entrada apenas de turistas brasileiros vacinados. Para quem não possui o certificado de vacinação, ou ainda, quem tomou as doses da Coronavac, mesmo que já tenha a dose de reforço, ainda não consegue entrar direto no país a turismo. Nestes casos, apenas quem possui um motivo essencial continua tendo a entrada liberada apenas com o teste, mas se você está indo turistar e quer incluir a Alemanha na sua lista, precisa ter a dose completa de um imunizante autorizado pela Comissão Europeia, que são: Pfizer, Moderna, AstraZeneca, Janssen e Novavax ou então entrar por outro país do Espaço Schengen e então seguir para lá com um teste negativo.


Me diz uma coisa, você sabe o que é o Espaço Schengen? Quer que eu traga um vídeo explicando sobre isso? Deixa para mim aqui nos comentários. O processo de aprovação da Coronavac pela Comissão Europeia foi iniciado em maio de 2021, mas até hoje não há uma aprovação.

Muitos países europeus resolveram aprovar a entrada de turistas com a Coronavac seguindo a recomendação da OMS, mas infelizmente ainda não é o caso da Alemanha. E por lá, todos a partir de 6 anos já precisam apresentar o comprovante. A maioria das regras relacionadas ao Covid foram retiradas em grande parte neste início de abril. Segue apenas a obrigação de usar máscara nos transportes públicos locais e trens de longa distância. Cada região na Alemanha pode incluir novas regras de acordo com a taxa de transmissão, então fique atento a isso.


Itália

Já para a Itália, que abriu as fronteiras para todos os turistas bem recentemente, eu trouxe aqui no canal um vídeo detalhando as novas regras para os estabelecimentos. Se você vai viajar para Itália, depois confere por lá, mas hoje então é permitida a entrada de turistas vacinados ou não vacinados no país.

Quem recebeu as duas doses da Coronavac, precisa ter o reforço da Pfizer para entrar direto no país. Para as demais vacinas aplicadas no Brasil, serve a vacinação completa e também se realizou as primeiras doses há mais de nove meses, precisa da dose de reforço.

Se não está vacinado, leve o teste negativo antígeno ou PCR e todos precisam preencher o formulário para entrada na Itália, eu trouxe neste vídeo aqui o passo a passo dele.


A partir de abril muitas atividades na Itália já não exigem os certificados, e depois de maio retirarão a obrigatoriedade de apresentar o passe sanitário em mais estabelecimentos. Eu detalho tudo no vídeo com as novas regras.

Se você planeja viajar para Roma, segue uma lista de lugares bons e baratos para você comer por lá.


Portugal

Portugal ainda não atualizou a entrada de brasileiros sem a necessidade do teste. Eu venho conversando bastante sobre esse assunto. Na prática, já vemos que os turistas que saem do Brasil vacinados e com qualquer vacina já tem conseguido entrar em Portugal apresentando apenas o certificado de vacinação.


São dezenas de pessoas que já falaram comigo e comentaram aqui no canal que não precisaram apresentar o teste, também tem vídeo recente por aqui onde mostro que no site da Tap já consta a mudança aceitando apenas o comprovativo de vacinação do Brasil. Porém, no site oficial do governo de Portugal, ainda não foi alterada a regra, a última atualização é do dia 30 de março sem contar o Brasil na lista de países que Portugal aceita o comprovante de vacinação e portanto exige o teste negativo. Eu sigo aqui muito atenta para contar para você assim que for alterada oficialmente essa regra.

Neste momento, vale olhar o que sua companhia aérea exige de documentação para Portugal, eu Ana Carolina, gosto de jogar pelo seguro, então se você me perguntar se eu levaria o teste mesmo vacinada, eu te falo que enquanto não aparecer no site oficial a liberação, eu seguiria fazendo o teste. Pode ser o teste feito na farmácia que tenha o laudo assinado pelo laboratório, esse teste é mais barato e é aceito.


Então eu particularmente não arriscaria gastar tanto dinheiro numa viagem para correr o risco de não embarcar ou não ser aceita no país por não ter o documento exigido por decreto daquele país. A gente já vê tanta situação que os viajantes passam na imigração, eu sempre sou a favor de ter todos os documentos obrigatórios para a entrada e mais um pouco.

Sabe qual outro documento é obrigatório para a viagem a qualquer um desses países? O Seguro Viagem e é por isso que eu estou deixando um desconto para você neste link aqui embaixo. Basta acessar o link e pegar o cupom na primeira página que você já terá 15% de desconto. Se pagar no boleto ou no PIX, mais 5% de desconto. Então já sabe a data da sua viagem? Clica ali e garanta essa promoção.

Aqui embaixo tem uma série de links que facilitam e muito a sua viagem, são empresas que eu uso para hospedagem, passeios, valem muito a pena e espero que você goste também!

Mas se você ainda precisa da sua passagem aérea e quer ter o suporte de uma Agência de Viagens experiente, com mais de 20 anos no mercado e com loja física no Brasil, a minha indicação é procurar a Starlight neste whatsapp aqui: 11 99225-6949. A Ana Lopes e a sua equipe estão prontos para te atender. Nós temos muitos viajantes que embarcaram com todo apoio por lá e 100% de pessoas que chegaram ao seu destino com segurança.


Fica de olho por aqui, tem informação nova todos os dias.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page