top of page

Morar em Portugal: Almada



Almada é uma cidade localizada na margem sul do rio Tejo. Apesar de parecer pequena à primeira vista, está perto o suficiente de Lisboa para aproveitar de ofertas de emprego ou eventos badalados.


Há quem lhe dê uma injusta conotação negativa e alimente a rivalidade entre a Margem Sul e a Margem Norte do Tejo. E há quem reconheça o valor que esta área realmente merece.


Com muita área verde, a proximidade do rio Tejo e várias praias, um fator particularmente atrativo, a cidade também conta com uma boa infraestrutura e um bom suporte aos serviços públicos.


Se você está procurando um bom lugar para morar, com baixo custo de vida e que seja perto da capital, existem várias razões para considerar Almada como sua nova morada.



Almada é uma cidade portuguesa localizada na área metropolitana de Lisboa. Possui uma área urbana de 13,98 km² e uma população de 88.202 em 2021, uma densidade populacional de 6.309 habitantes por km², tornando-se a 10ª maior cidade do país.


É também sede do concelho de Almada, tem uma área de 70,21 km² e 177.268 (2021) habitantes, divididos em cinco freguesias.


O concelho é limitado a leste por Seixal, ao sul por Sesimbra, a oeste pelo Oceano Atlântico e a norte pela foz do rio Tejo.


Clima



Em Almada, o verão é morno, seco e o céu quase sem nuvens. Já os invernos são frios, úmidos, com céus parcialmente nublado e ventos fortes. Durante o ano, a temperatura geralmente varia de 9°C a 28°C e raramente fica abaixo de 5°C ou acima de 34°C.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Veja também:


História



A primeira menção histórica da região de Almada remonta ao período Neolítico, há cerca de 5 mil anos. Comunidades romanas, fenícios e cartagineses, mas principalmente os árabes acabam deixando grande influência na região.


Acredita-se que o nome Almada possa vir da palavra árabe al-ma'adan que significa "a mina", pois durante o domínio árabe na Península Ibérica, os árabes começaram a explorar a jazida de ouro da Adiça, na região.


A sua localização nas margens do rio Tejo, no extremo noroeste da Península de Setúbal, e frente a Lisboa, tornou-o ao longo dos anos um ponto militar estratégico para a defesa e vigilância das rotas comerciais da região.


O rio Tejo era uma passagem para navios que trocavam mercadorias como farinha, fruta, peixe, vinho, etc. Almada, antes chamada de Cacilhas, era um dos principais portos da Península Ibérica.



Em 1190, D. Sancho I concede o primeiro foral extensivo aos cristãos e homens livres que viviam na vila e no seu território. Em 1513, D. Manuel I deu a Almada um novo Foral, que trouxe transformações econômicas, sociais e políticas. As primeiras menções à população e freguesias de Almada começaram a ser registadas.


Por volta do século XIX, a vila de Almada sofreu mudanças devido à criação e instalação de vários tipos de indústrias nas áreas da tecelagem, marítima, chapelaria e cortiça. Graças à combinação de duas características como o setor industrial e o traçado geográfico da cidade, Almada tornou-se um ponto de fixação da população.


Foi na década de 1990 que a cidade de Almada sofreu um grande e importante desenvolvimento ao nível das suas principais infraestruturas, correspondendo a uma transformação acelerada na urbanização e em todas as áreas da vida local, individual e coletiva.


Emprego



Existe uma razoável oferta de emprego em Almada. No entanto, é muito comum pessoas que moram em Almada trabalharem em Lisboa, pois a oferta de emprego pode ser maior na capital portuguesa. O que também é facilitado devido à variedade de meios de transporte para chegar a Lisboa.


Em uma busca rápida feita no site Indeed, por exemplo, encontramos cerca de 231 vagas de emprego, considerando apenas as ofertas do distrito de Almada.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Moradia



Comparado a Lisboa, a variação do preço do aluguel, por si só, garante que o custo de vida para quem mora em Almada seja bem menor e consequentemente tenha muito mais dinheiro disponível.


Numa busca rápida realizada hoje, encontramos 88 opções para arrendamento no idealista, onde um T1 de 45 m², em bom estado, estava no valor de 500 euros por mês, por exemplo.


Infraestrutura



Almada conta com hospitais e centros de saúde próprios. Também possui universidades, uma boa rede de escolas e um bom e extenso serviço de transporte público, que inclui até linhas diretas para Lisboa.


Conta ainda com um grande centro comercial, centenas de supermercados a disposição, cinema, museus, praias, diversos parques e patrimônios, naturais, culturais e históricos.



Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra morar em Portugal?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro.


Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta! Saiba como, assistindo ao vídeo, é só clicar aqui.


Obrigada por chegar até aqui! Até a próxima!




166 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page