top of page

Morar em Portugal: Maia

Atualizado: 8 de nov. de 2022



A cidade da Maia pertence à região do Porto, no norte de Portugal. Localizada a apenas 10 km do centro do Porto, Maia desfruta de um posicionamento central privilegiado, com fáceis e bons acessos a estradas nacionais e autoestradas.


Além disso, fica perto de lindas praias, oferecendo várias opções de lazer e cenários belíssimos.


Maia também ocupou a 13ª posição do ranking de melhor cidade para viver em Portugal, o "Portugal City Brand Ranking", realizado pela Bloom Consulting. Eram três categorias avaliadas: Viver, Visitar e Fazer Negócios. Maia se destacou na categoria “Viver”.


A cidade de Maia ainda mantém suas raízes culturais, históricas e religiosas e também possui uma região rural dominada pela agricultura. Apesar de ter as suas referências rurais, é um dos concelhos mais avançados do país com um papel importante na indústria, inovação e novas tecnologias.



Maia é um município português pertencente ao Distrito do Porto, Região Norte e sub-região da Área Metropolitana do Porto, com uma área de 82,99 km² e uma população de 134.959 habitantes (2021) dividida em 10 freguesias, o que o torna um concelho densamente povoado.


O concelho de Maia é limitado a norte pelos concelhos de Trofa e Santo Tirso, a leste por Valongo, a sudeste por Gondomar, a sul pelo Porto, a sudoeste por Matosinhos e a noroeste por Vila do Conde.


Clima



Em Maia, o verão é geralmente morno, seco e com céu quase sem nuvens; os invernos costumam ser frios, úmidos e com céu parcialmente nublado. Durante o ano, a temperatura geralmente varia de 6°C a 25°C, raramente fica abaixo de 1°C ou acima de 31°C.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Veja também:


História



A cidade da Maia tem vestígios pré-históricos de presença humana que remontam ao período paleolítico e ao domínio romano. Os romanos vinham à região em busca da riqueza da terra e dos seus recursos.


Em 1519, D. Manuel I concedeu foral de fundação à Maia. O território que é hoje o concelho da Maia é apenas uma pequena parte do que era no século XVIII, quando se estendia desde a cidade do Porto até ao rio Ave, que chegava ao mar.


Com a reabilitação de Mouzinho da Silveira, a Maia perdeu algumas freguesias que passaram a fazer parte de concelhos vizinhos, como foi o caso do Porto, Matosinhos, Gondomar e Vila do Conde.


Entre os vários monumentos da região destaca-se a Igreja de Águas Santas, do século XIII, a igreja conventual de Moreira da Maia, do século XVI, o Mosteiro de Moreira, a herdade e Quinta dos Cónegos, a ponte romana sobre o rio Leça e os oito marcos miliários da estrada romana de Braga ao Porto.



O patrimônio do concelho inclui ainda os moinhos fluviais ou de moagem de trigo e milho.


Maia é cheia de tradições, lendas e curiosidades. Existem várias feiras na aldeia, como semanalmente às segundas-feiras ocorre a feira no Castelo, além de várias outras feiras em outros locais, uma para cada dia da semana.


Foi em Maia que se fizeram muitas das velas que equipavam as caravelas à época do descobrimento.


A tradição artesanal da Maia inclui carpintaria, cerâmica, brinquedos, cestaria, produção de trajes regionais, cocares, escultura, produção de instrumentos musicais, sinos, candeeiros, tamancos, fundição, estanho, pirotecnia, tecelagem, trabalhos com materiais como ferro, pedra, vidro e lata, produtos de doçaria regional, aguardentes e licores, enchidos (embutidos) e pães.


Emprego



Maia é predominantemente industrial, por isso a oferta de emprego é significativa. Além disso, comparado com outros municípios do grande Porto, Maia apresenta um custo de vida mais baixo, tornando-se numa opção atrativa para muitas pessoas.


Numa busca realizada hoje, encontramos 741 vagas de emprego no site Indeed. Isso apenas no Distrito de Maia, se considerarmos as freguesias e os municípios próximos seriam milhares e de ofertas.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Moradia



A cidade de Maia é extremamente tranquila e familiar. Onde se pode andar pelas ruas sem medo e a qualquer hora do dia ou da noite. Um sentimento que todos os brasileiros gostariam de vivenciar.


O valor do aluguel em Maia é relativamente menor em comparação com seu vizinho Porto. Em uma busca rápida realizada hoje no site Idealista, encontramos 45 opções para arrendamento no concelho de Maia, sendo o mais barato um T1 de 81 m² no valor de 650 euros. Apenas no distrito de Maia foram encontrados 13 imóveis para arrendamento na média dos 700 euros por mês.


Infraestrutura



Maia é um importante centro cultural na região Norte de Portugal, com grande destaque para as atividades ligadas ao teatro, música, artes plásticas e tradições locais. E também ao Jardim Zoológico da Maia, um dos maiores do Norte, e bastante procurado por muitos visitantes.


Acidade é a “Capital do Desporto” e em 2018 inaugurou a Cidade Desportiva da Maia, projeto que ligava instalações esportivas no centro do concelho. Também possui 24 espaços verdes e parques, contabilizando um total de cerca de 1500 hectares de parques naturais e espaços verdes protegidos


Museu da Farmácia em Maia


Conta ainda com 3 hospitais, 149 mercados e supermercados, diversas farmácias, tem até um museu da farmácia, 2 universidades, diversas escolas, praias, casa da música, santuários, mosteiros, museus, monumentos, festivais e ainda fica pertinho da agitação de Porto.


No que diz respeito a transporte, a linha C do Metro liga Maia à cidade do Porto, num trajeto que dura apenas 15 minutos. Para além do metro, o município é servido por uma boa rede de ônibus e estação ferroviária.


Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra morar em Portugal?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro.


Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta! Saiba como, assistindo ao vídeo, é só clicar aqui.


Obrigada por chegar até aqui! Até a próxima!



158 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page