top of page

Morar em Portugal: Leiria



A cidade de Leiria, localizada perto da serra e do mar, possui diversos encantos que, além de turistas, atraem muitas famílias querendo fazer dela sua nova morada. Banhada pelo rio Lis, Leiria também possui um imponente castelo como pano de fundo que chama bastante a atenção.


A história mistura-se com a paisagem nesta pequena vila no centro de Portugal, belas praias, acessibilidade rodoviária, oferta de emprego qualificado, serviços e custo de vida acessível.


Leiria é um local simples e, ao mesmo tempo, complexo e divertido. A cidade, inclusive, possui uma rima popular que diz: Leiria tem um rio que corre para cima, uma torre que não tem Sé, uma Sé que não tem torre e uma Rua Direita que o não é.


Esta é segunda cidade portuguesa com mais qualidade de vida, além de ser a que melhor respondeu à crise causada pela pandemia, de acordo com estudo da Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor (DECO), que envolveu quase 3.500 portugueses.


Os leirienses dizem estar satisfeitos com o local onde vivem. Dos dez aspectos avaliados na pesquisa, custo de vida, segurança e criminalidade e saneamento e gestão de resíduos são os que têm maior impacto na qualidade de vida dos cidadãos, além de serem os aspectos em que Leiria se saiu muito bem.



Leiria é uma cidade portuguesa, capital do distrito de mesmo nome, na província da Beira Litoral. Seus habitantes são chamados de Leirienses ou Coliponenses.


Com uma área de 565,09 km² e uma população de 128.616 (2021), dividida em 18 freguesias, o torna o segundo concelho mais populoso das Beiras, superado apenas por Coimbra.


O concelho de Leiria é limitado a nordeste pelo concelho de Pombal, a leste pelo concelho de Ourém, a sul pelos concelhos da Batalha e Porto de Mós, a sudoeste pelo concelho de Alcobaça, a oeste pelo concelho de Marinha Grande e a noroeste pelo Oceano Atlântico.


Clima



Leiria é beneficia por um clima mediterrânico de verão fresco. O verão é morno, seco e o céu quase sem nuvens; os invernos são frios, úmidos e parcialmente nublados. Ao longo do ano, a temperatura geralmente varia de 5°C a 27°C e raramente fica abaixo de 0°C ou acima de 34°C.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Veja também:



História



O primeiro núcleo da cidade de Leiria surgiu por motivos defensivos, no século XII, na reconquista do território aos mouros, com a edificação do castelo.


Para o primeiro conquistador cristão de Leiria e fundador de seu castelo em 1135, D. Afonso Henriques, este local representou um posto avançado para a sua estratégia de conquista aos Mouros de Santarém, Sintra e Lisboa, concretizada em 1147.


Em 1254, D. Afonso III realizou aqui as primeiras Cortes na presença de todos os procuradores dos Conselhos do Reino, fato extremamente importante na história de Portugal, pois foi a primeira vez que o povo pôde manifestar suas reivindicações ao rei.


Seus pinheiros-bravos teriam fornecido madeira e resina para a construção naval portuguesa, sobretudo na época dos Descobrimentos, e ainda hoje este vasto espaço verde é um local muito agradável para passear.



A partir do castelo medieval a cidade foi crescendo fora das muralhas, primeiro com a igreja românica de São Pedro e depois, no século XVI, com a construção da Sé Catedral e da Misericórdia. A cidade se expandiu para o rio Lis e vários edifícios religiosos foram erguidos nas suas margens.


Em 1545, Leiria foi elevada a cidade. Já no século XIX, a cidade voltaria a se desenvolver com a instauração da burguesia, muito bem retratada por Eça de Queirós, que imaginou o "Crime do Padre Amaro" neste cenário.


Desde então, a urbanização moderna e desordenada modificou a cidade e a transformou em um polo industrial em expansão. No entanto, o centro histórico que conhecemos hoje é uma herança, principalmente do século XIX, pois a maioria dos edifícios da cidade são modernos, embora a matriz da estrutura urbana medieval ainda persista.


Emprego



Apesar de estar no interior, a cidade de Leiria tem um grande polo industrial e oferece muitas oportunidades de emprego, sejam para brasileiros, portugueses ou outras nacionalidades.


Há oportunidades em lojas locais, no comércio, e em empresas de diversos ramos. Em uma busca rápida no site de empregos Indeed, encontramos 736 vagas apenas no distrito de Leiria, sem considerar outros municípios.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Moradia



O custo de vida em Leiria é menor que nas grandes cidades portuguesas. Dessa forma é possível arrendar um apartamento T1, por exemplo, por cerca de 400 euros ao mês, ou um apartamento de dois quartos (T2) por 450 a 500 euros por mês.


Em uma busca rápida realizada hoje, encontramos 127 opções para arrendamento no distrito de Leiria, num dos sites mais utilizados em Portugal, sendo o mais barato um T1 de 60 m² no valor de 450 euros mensais.


Infraestrutura



Apesar de Leiria ser uma cidade de média dimensão, conta com diversas escolas, universidades, clínicas de saúde, hospitais públicos e privados, centenas de supermercados e dezenas de farmácias.


A cidade também tem muitos atrativos para os seus residentes, como o Castelo de Leiria, que é o principal ponto turístico da cidade, e acolhe o Entremuralhas, um festival gótico que se realiza todos os anos em agosto com muita música, espetáculos e venda de produtos.


Além disso, Leiria tem diversos outros festivais, eventos esportivos, teatros, cinema, shopping e um enorme estádio.


Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!

Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra morar em Portugal?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro.


Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta! Saiba como, assistindo ao vídeo, é só clicar aqui.


Obrigada por chegar até aqui! Até a próxima!


Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Mariana Zani BC
Mariana Zani BC
Oct 19, 2022

Que sonho!!!

Like
bottom of page