top of page

Morar em Portugal: Caldas da Rainha



Caldas da Rainha, nomeada em homenagem à Rainha D. Leonor, é uma das vilas mais populares da Costa de Prata e é amplamente conhecida pela sua cerâmica e tradições.


A um passo da costa, esta é uma cidade termal fundada por uma rainha. Oferecendo uma combinação de tradição e ambiente urbano moderno, é um lugar bem agradável para se viver.


A cidade tem tudo o que precisa para o seu dia-a-dia e as aldeias e praias próximas são ideais para desfrutar do ar livre durante todo o ano.


Vale destacar que a região também é o local perfeito para a prática de vários esportes aquáticos e marítimos, com destaque para as praias da Foz do Arelho, a Lagoa de Óbidos e Salir do Porto.


Seja pela riqueza arquitetônica, infraestrutura, arte, beleza e proximidade das praias ou até mesmo pela sua gastronomia tradicional, esta cidade pode ser uma boa opção para quem está pensando em morar em Portugal.


Vamos conhecer um pouco mais desse nobre recanto?



Caldas da Rainha é uma cidade portuguesa do distrito de Leiria, localizada na província de Estremadura e integra a Comunidade Intermunicipal do Oeste na região Centro.


É também a sede do concelho das Caldas da Rainha, com uma área de 255,69 km² e cerca de 50.917 habitantes (2021), divididos em 12 freguesias.


O município é limitado a nordeste por Alcobaça, a Leste por Rio Maior, a sul pelo Cadaval, a oeste por Bombarral e Óbidos, e a noroeste pelo Oceano Atlântico.


Clima



Na cidade de Caldas da Rainha, o verão é quente, seco e o céu quase limpo. Os invernos são frios, úmidos, parcialmente nublados e com ventos fortes. Ao longo do ano, a temperatura geralmente varia de 8 ° C a 26 ° C e raramente é menor que 4 ° C ou ultrapassa os 32 ° C.


Com base no índice turístico, a melhor época do ano para visitar Caldas da Rainha, para atividades de clima quente, é em meados de junho a meados de setembro.



Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Veja também:


História



Em 1484, durante uma viagem de Óbidos à Batalha, a rainha portuguesa D. Leonor passava por região quando viu vários doentes se banhando em águas de cheiro intenso, que acreditavam ter poderes curativos.


Ela também experimentou as águas e, depois de curada, ordenou a construção de um hospital termal para ajudar quem precisasse de tratamento. A vila de Caldas da Rainha cresceu à volta do hospital, com a Rainha D. Leonor bastante presente em vários aspectos da história e cultura da vila.


Caldas da Rainha viu o seu esplendor com a popularidade das suas termas, muito procuradas pela classe alta, durante o século XIX. Ao mesmo tempo, a abundância de barro na região incentivou a criação de várias fábricas de cerâmica que transformaram a cidade num dos principais centros de produção de cerâmica em Portugal.



Nos últimos anos, alguns utensílios de cozinha chamados “louças Caldas”, tanto de design contemporâneo como peças mais tradicionais de inspiração naturalista, estão se tornando cada vez mais populares.


O símbolo de Caldas da Rainha é também a cerâmica com temas inspirados no humor, na caricatura e no erotismo, com destaque para a figura popular de Zé Povinho e os falos das Caldas.


Hoje, Caldas da Rainha vive desta mistura de tradições e da energia vibrante presente em vários aspectos do cotidiano, que vão das cores da Praça da Fruta, as belas praias, ao bom humor nas lojas e restaurantes, até à animação dos seus eventos e atividades culturais.


Emprego



As oportunidades de emprego em Caldas da Rainha são muito boas. Na economia da região, destaca-se o setor terciário relacionado a comércio, serviços, turismo termal e praias.


No setor secundário, destaca-se a indústria da porcelana e faiança (forma de cerâmica branca), as indústrias do calçado, vestuário, cutelaria, mobiliário, bebidas, agro alimentar e artes gráficas.


Construção civil e obras públicas também são importantes na região. E devido aos solos férteis da região, destaca-se também a produção de vinho, cereais e frutas (principalmente pereiras e macieiras).


Em uma rápida busca realizada no site Indeed, encontramos 121 vagas de emprego somente no distrito de Caldas da Rainha.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Moradia



O custo de vida em Caldas da Rainha é médio. É uma vila pequena, mas com excelentes acessibilidades e localização. Por esta razão, o preço de aluguel ou compra de um imóvel depende se você está localizado no centro ou subúrbio da cidade.


Atualmente, o aluguel na cidade, para um apartamento T1 de 70 m², está na média dos 450 euros. Numa busca rápida realizada hoje, encontramos 17 opções para arrendamento no site Idealista.


Infraestrutura


Hospital Termal de Caldas da Rainha


Caldas da Rainha oferece uma riqueza arquitetônica, arte, belas paisagens e uma boa infraestrutura que conta com: hospitais e centros de saúde, transporte público, escolas e universidade renomada.


No entanto, devido à sua proximidade com a Universidade de Leiria, a cerca de 50 km, Caldas da Rainha também oferece boas condições para estudantes de Leiria alugarem quartos ou residências.


A cidade é pequena e tranquila, longe da euforia ou dos engarrafamentos comuns em grandes cidades. E ao mesmo tempo, possui bons acessos e está perto de tudo.




Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra morar em Portugal?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro.


Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta! Saiba como, assistindo ao vídeo, é só clicar aqui.


Obrigada por chegar até aqui! Até a próxima!





208 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page