top of page

Morar em Portugal: Aveiro



Localizada na costa oeste de Portugal, Aveiro é uma bela combinação de tradição, rio, mar e muitas cores. Esta é considerada uma das melhores cidades para se viver em Portugal.


É uma cidade desenvolvida e acolhedora com "boas" acessibilidades e todo o tipo de ofertas culturais e serviços públicos.


Apelidada de “Veneza de Portugal”, devido a seus canais e moliceiros, Aveiro e o seu concelho atraem muitas famílias, devido a suas características únicas.


A região é frequentemente visitada pelas suas belas praias e pelas famosas casas coloridas de Aveiro em Ílhavo. É um importante centro urbano, portuário, ferroviário, universitário e turístico.


Aveiro é uma cidade praiana com boas infraestruturas rodoviárias, lojas e mercados. No entanto, tem uma vida tranquila, muitas casas e poucos prédios altos.


Para você que está planejando morar em Aveiro, vamos falar um pouco mais sobre essa maravilhosa cidade portuguesa.



Aveiro é uma cidade portuguesa localizada na região Centro, sub-região da região de Aveiro, capital do distrito de Aveiro, com uma população de 58.142 (2021). É sede de um município com 80.978 habitantes (2021) e uma área de 197,58 km², dividido em 10 freguesias.


O concelho é limitado a norte pelo concelho da Murtosa, a nordeste por Albergaria-a-Velha, a leste por Águeda, a sul por Oliveira do Bairro, a sudeste por Vagos e por Ílhavo e a oeste pela freguesia de São Jacinto.


Clima



Em Aveiro, o verão é de clima agradável, seco e de céu limpo. Já os invernos são frios, úmidos e parcialmente nublados. Ao longo do ano, a temperatura geralmente varia de 5°C a 25°C e raramente fica abaixo de 0°C ou acima de 31°C.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Veja também:



História



Aveiro foi elevada à categoria de vila no século XIII. Desenvolvendo-se em torno da igreja matriz, dedicada a S. Miguel e localizada onde hoje é a Praça da República.


D. João I, a conselho do seu filho Infante D. Pedro, então estudioso de Aveiro, mandou rodear a vila de muralhas, demolidas no século XIX. Parte das pedras das muralhas foram utilizadas na construção dos molhes da barra nova.


A sua localização geográfica garantiu desde o início a fixação da população, sendo a salinização, a pesca e o comércio marítimo os principais fatores de desenvolvimento.



No final do século XVI, início do século XVII, a instabilidade da vital comunicação entre o Rio e o mar levou ao fechamento do canal, à impossibilidade de uso do porto e à criação de condições insalubres causadas pela estagnação das águas da laguna, causas que provocaram uma grande diminuição do número de habitantes.


Muitos destes habitantes emigraram e criaram aldeias pesqueiras ao longo da costa portuguesa.


No século XIX, a participação ativa dos aveirenses nas lutas liberais desempenhou um papel decisivo na fixação da atual barra e no desenvolvimento dos transportes, sobretudo no Caminho de Ferro Lisboa-Porto, estas obras são de fundamental importância para o desenvolvimento da cidade e lhe permitiram ocupar um lugar de destaque no atual contexto econômico nacional.


Emprego



Aveiro é uma cidade industrialmente desenvolvida, principalmente na produção marítima e na produção de sal. É também uma cidade com alta demanda turística e está constantemente em busca de profissionais para o setor.


A oferta de trabalho na região é relativamente boa. Em uma busca realizada no site Indeed.com, encontramos 1.015 vagas de trabalho, apenas no distrito, sem considerar as vagas de localidades próximas.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Moradia



Viver em Aveiro costumava ser mais barato, principalmente quando comparamos se custo de vida ao de Lisboa ou Porto.


E uma cidade altamente buscada para se viver, o que pode gerar uma falta de oferta de imóveis para a procura existente. Um desequilíbrio que incentiva a subida dos preços da habitação.


Em uma busca rápida realizada no site Idealista, encontramos 72 opções para arrendamento no distrito de Aveiro, sendo o T1 mais barato um imóvel de 40 m² no valor de 450 euros por mês.


Infraestrutura



Aveiro é uma cidade pequena e mais tranquila, mas com excelente infraestrutura de supermercados, centros comerciais, transportes, hospitais, escolas, universidades, politécnicos e áreas de lazer, além da beleza arquitetônica e natural.


A educação é um destaque na região. A Universidade de Aveiro é considerada uma das melhores do país e desde a sua fundação oferece cursos diferenciados focados em áreas de inovação.


Aveiro é uma cidade plana e é possível fazer à pé a maioria de suas atividades diárias. A Câmara Municipal também promove a utilização de bicicletas na cidade e as oferece gratuitamente a residentes e turistas.



Encontre as melhores ofertas de arrendamento em diversos lugares da Europa! SEM FIADOR E SEM BUROCRACIAS! É só clicar no banner abaixo para conferir todas as opções de imóveis e acomodações!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra morar em Portugal?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro.


Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta! Saiba como, assistindo ao vídeo, é só clicar aqui.


Obrigada por chegar até aqui! Até a próxima!



105 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page