top of page

Morar em Portugal: Esposende

Atualizado: 14 de out. de 2022



Esposende fica a cerca de meia hora de carro de importantes centros urbanos como Braga, Porto e Viana do Castelo, apresentando uma das melhores localizações geográficas do norte de Portugal.


Também a cerca de 30 minutos encontra-se o aeroporto Francisco Sá Carneiro e dois importantes portos marítimos; o porto de Leixões e o porto de Viana do Castelo, além de estar próxima do porto de Vigo também. Há também dois terminais ferroviários nas proximidades.


A proximidade às grandes cidades permite usufruir do seu dinamismo, mas sem perder a identidade de uma pequena vila com elevada qualidade de vida.



A existência de recursos naturais únicos, com destaque para o Parque Natural do Litoral Norte, as experiências gastronômicas proporcionadas e os vários percursos ecológicos e passadiços que a caracterizam, proporcionam aos residentes um bom equilíbrio entre vida e trabalho e uma vida cultural ativa.


Esposende tem a intenção de liderar todos os indicadores de qualidade ambiental da região Norte até 2030 e lançar as bases para se tornar o primeiro município português a atingir a “neutralidade carbônica” até 2050.


Ficou interessado neste paraíso natural? Então vamos falar de mais algumas características que podem fazer você se apaixonar por essa cidade portuguesa!



Esposende é uma cidade portuguesa, pertencente à sub-região do Cávado, pertencente à região Norte e distrito de Braga. Tem uma área urbana de 17,31 km², uma população de 12.267 em 2021 e uma densidade populacional de 708 habitantes por km².


É limitada a norte pelo concelho de Viana do Castelo, a leste por Barcelos, a sul pela Póvoa de Varzim e a oeste pelo Oceano Atlântico.


Clima



Em Esposende, o verão é agradável, seco e o céu quase que completamente limpo. Já os invernos são frios, úmidos e parcialmente nublados. Durante o ano, a temperatura geralmente varia de 7 °C a 24 °C e raramente é inferior a 3 °C ou superior a 30 °C.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Veja também:


História



Esposende foi elevada à categoria de vila em 1572. E foi o rei D. Sebastião que a separou da cidade de Barcelos, terras e jurisdição do duque de Bragança, lhe concedendo o termo, ou seja, o território a administrar.


Registros documentais que remontam ao século XIII, revelam que Esposende começa a desenvolver-se como país autônomo a partir do reinado d’O Desejado. A pesca, a construção naval e o comércio marítimo alimentaram Esposende desde meados do século XV, atraindo novos residentes e criando assim um crescimento urbano.


A história do local onde hoje se situa Esposende remonta ao período megalítico. Vestígios como menires (monumento pré-histórico de pedra) e dólmens (monumentos megalíticos tumulares), em excelente estado de conservação, comprovam a presença do homem entre 4.800 e 3.000 anos aC.


O Castro de São Lourenço, um dos pontos turísticos da região, é uma vila amuralhada onde também foram encontrados vestígios arqueológicos do século IV aC. Mais tarde, de acordo com que o local foi se transformando, vestígios dos diferentes povos que ali viveram também foram sendo deixados.


As ruas

Quer conhecer um pouco das ruas e estradas de Esposende? Dê uma olhada neste vídeo aqui:


Emprego


A proximidade com grandes centros urbanos é uma grande vantagem de Esposende, facilitando, por exemplo, o “bate e volta” assegurado pela excelente rede rodoviária. Isto permite que a cidade possua bastante mão de obra qualificada e capaz de responder às diversas necessidades da estrutura empresarial e comercial.


Não é uma cidade que oferece tantas oportunidades de emprego como Lisboa ou Porto. No entanto, encontrará várias oportunidades de trabalho, especialmente nos setores industrial, tecnológico e comercial.


Especialmente nestas áreas de atividade, a cidade aposta no apoio à inovação, criatividade e empreendedorismo, na criação de emprego e de empresas relevantes para a cidade e para a região.


Numa busca realizada hoje no site Indeed, por exemplo, encontramos 29 vagas de emprego somente em Esposente, e 229 em até 15 km do distrito.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Moradia



O custo de vida em Esposende é menor que nos grandes centros urbanos que a cercam, o que se vê também na média de preços dos aluguéis. Atualmente, o aluguel na cidade, para um apartamento T1, está na média dos 600 euros.


Na data de hoje, encontramos 19 opções para arrendamento no site Idealista, sendo o mais barato um T3 pequeno de 67m² no valor de 450 euros por mês. Vale lembrar que todas as imobiliárias e praticamente todos os senhorios exigem um depósito de pelo menos 1 mês no momento do aluguel.


Infraestrutura



Em termos de infraestrutura, Esposende não deixa a desejar. No quesito lazer, oferece várias atividades e opções únicas, com presença constante da natureza, parques, monumentos históricos e vários pontos turísticos.


Esposende, apesar de não ser muito grande, conta com boas escolas, uma universidade, bons supermercados(cerca de 51 somente no distrito), praias, museu, igrejas, parques naturais, miradouros e muito mais.


Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra morar em Portugal?


E se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro.


Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta! Saiba como, assistindo ao vídeo, é só clicar aqui.


Obrigada por chegar até aqui! Até a próxima!


380 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page