top of page

Morar em Portugal: Vila Nova de Cerveira



Vila Nova de Cerveira, ou apenas Cerveira para os íntimos, é uma vila encantadora no norte de Portugal. O seu nome deriva das colônias de cervos que viviam na região. Inclusive, há uma estátua de ferro de um cervo que domina a cidade do alto de uma colina como homenagem.


Com pequenos mercados tradicionais, bons restaurantes e a típica hospitalidade portuguesa, esta cidadezinha encanta a todos que a conhecem.


A aldeia é pequena, mas é de alto nível em vários aspectos, incluindo na arte, sendo uma inspiração para vários artistas que a procuram pela sua calma e paz.


Possui o encanto dos seus solares e palacetes do século XVI e XVII, que decoram a paisagem e, ao mesmo tempo, indicam o estilo e o nível social da vila. Tem um cenário natural incrível, colinas ao fundo, com vistas fantásticas e o famoso Rio Minho a correr aos pés da cidade.


Se está pensando em morar em Portugal e procura um lugar almo e acolhedor, a Vila Nova de Cerveira será uma ótima opção.


Vila Nova de Cerveira, também conhecida como Cerveira, é uma cidade fronteiriça portuguesa no Distrito de Viana do Castelo, Região Norte e Sub-região do Alto Minho, com cerca de 1.400 habitantes.


É a sede do concelho de Vila Nova de Cerveira com uma área de 108,47 km² e 8.923 habitantes (2021), divididos em 11 freguesias.


O município é limitado a nordeste pelo município de Valença, a leste por Paredes de Coura, a sudeste por Ponte de Lima, a sudoeste por Caminha e a noroeste pela Galiza (Espanha).


Clima



Em Cerveira, o verão costuma ser morno, seco e de céu quase sem nuvens. Já os invernos são frios, úmidos e de céu parcialmente nublado. Durante o ano, a temperatura geralmente varia de 7 °C a 25 °C e raramente fica abaixo de 2 °C ou acima de 32 °C.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Veja também:


História



Vila Nova de Cerveira surgiu na Idade Média, mas vestígios arqueológicos e históricos sugerem que possa ser bem mais antiga. A ocupação das margens do rio Minho começou na pré-história, com vários vestígios já encontrados na aldeia, incluindo seixos esculpidos e gravuras rupestres.


Uma das principais descobertas, foi o tesouro do túmulo da Quinta de Água Branca, pertencente à Idade do Bronze e cujos restos estão incluídos entre os tesouros do Museu Nacional de Arqueologia.


A presença humana intensificou-se durante a Idade do Ferro e a romanização. No primeiro período aparecem as fortalezas nas colinas e cumes com objetivo defensivo, no segundo há a ocupação dos vales com grande proximidade dos rios Minho e Coura.



Foi durante o processo de reconquista e após as invasões árabes que Vila Nova de Cerveira adquiriu a expressão territorial Terras de Cervaria. O Castelo de Cerveira foi construído com a missão de patrulhar e defender, tanto as investidas árabes, quanto os normandos.


No entanto, o Tratado de Alcanices, assinado em 1297, acabou com os confrontos e contribuiu para a estabilidade geográfica e política, e os esforços para repovoar a região foram renovados.


Desta forma, a Vila Nova foi criada em Cerveira, graças à escritura de D. Dinis de 1321 e à construção de um novo castelo para proteger a vila em desenvolvimento.


As aventuras de Cerveira na defesa do território e na construção da sua identidade continuaram, por exemplo, o Forte de Lovelhe, uma estrutura temporária, acabou por desempenhar um papel vital na resistência às tentativas de união ibérica e durante a invasão francesa.



No início do século XIX marca a estabilização das fronteiras e da paz à região. O castelo e as fortalezas tornam-se patrimônio histórico e são tidos, até hoje, como símbolo da identidade da vila e de sua população.


O monumento de ferro que homenageia os Cervos da região também celebra a antiga vitória de uma comunidade portuguesa cujo exército, em menor número que o espanhol, colocou tochas nos chifres de milhares de veados que habitavam as florestas locais.


Acreditando que os animais eram uma horda de soldados correndo em velocidade sobre-humana, os espanhóis fugiram em desespero.


Emprego



No que diz respeito ao trabalho, o norte de Portugal é líder na diminuição da taxa de desemprego. A maioria dos empregos está relacionada ao setor de turismo.


E vale ressaltar que quanto mais perto você mora de Lisboa ou do Porto, mais fácil é encontrar trabalho, se locomover, entre outros benefícios.


Em uma busca realizada no site Indeed.com, encontramos 52 vagas de trabalho, apenas no distrito de Vila Nova de Cerveira, sem considerar as vagas de localidades próximas.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Moradia


O custo de vida em Cerveira é bem baixo, sobretudo quando comparamos a grandes centros urbanos. No entanto, atualmente a oferta e demanda de imóveis está um tanto desequilibrada, principalmente quando se fala de arrendamento. A busca de imóveis para alugar na cidade pode ser um pouco árdua.


Infraestrutura



Cerveira, apesar de pequena, segue o nível de algumas das melhores cidades portuguesas com boas condições de educação, trabalho, saúde e segurança pública. É mais voltada para famílias e pessoas que buscam tranquilidade.


Possui escolas, supermercados, comercio tradicional, farmácias e unidades de saúdes para atender a sua população. Entretanto, a quantidade desses estabelecimentos pode ser inferior ao que já vimos em outras localidades da região.


Por ser uma cidade pequena não possui muitas opções de grandes hospitais ou variedade no transporte, porém, é comum a seus residentes usufruir de algumas vantagens de Viana de Castelo.


Cerveira pode não ser grande em área, mas é rica em história, monumentos, áreas verdes, cultura, arte, belas paisagens, diversas atividades de lazer e bem-estar, além de qualidade de vida a um custo baixo.



Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra morar em Portugal?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro.


Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta! Saiba como, assistindo ao vídeo, é só clicar aqui.


Obrigada por chegar até aqui! Até a próxima!

97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page