top of page

Morar em Portugal: Ponta Delgada, Açores

Atualizado: 24 de nov. de 2022


Morar em Ponta Delgada

Ponta Delgada, a capital do arquipélago dos Açores, é a cidade mais procurada da incrível ilha de São Miguel. Um lugar cheio de natureza, tradição e simpatia.


Com uma beleza natural inegável e arquitetura riquíssima, esta cidade possui um patrimônio cultural e cosmopolita inestimável. Todas as paisagens de Ponta Delgada são dignas de um cartão postal.


Ponta Delgada é sem dúvida um excelente local para se visitar, e também, um local incrível para se viver. A cidade oferece tudo o que precisa para uma vida plena.


Entre 308 municípios portugueses, a maior e mais populosa cidade dos Açores ocupa o 24.º lugar nacional no ranking Portugal City Brand Ranking 2019 da Bloom Consulting.


Ponta Delgada é a primeira entre 19 concelhos dos Açores nas categorias Negócios, Visita e Viver. É um município empreendedor com foco no desenvolvimento integrado da cidade e das suas freguesias.


Morar nos Açores

É uma cidade que respeita o meio ambiente, membro da Associação Internacional de Cidades Educadoras e da Rede de Cidades Saudáveis.


Neste post falaremos sobre alguns detalhes desta belíssima cidade que você deve considerar ao escolher seu novo local de residência.



Ponta Delgada é uma cidade portuguesa situada na ilha de São Miguel e capital econômica da região autônoma dos Açores.


Também é a maior cidade da região, sede do concelho de Ponta Delgada com uma área de 231,90 km² e 67. 287 habitantes (2021), divididos em 24 freguesias.


O município é limitado a leste pelos municípios de Ribeira Grande e Lagoa, e a norte, sul e oeste tem a costa do Oceano Atlântico.


Clima


Morar nos Açores

Os Açores são conhecidos por ter bom tempo todo o ano, no entanto, também chove muito. Embora não existam temperaturas extremas, os Açores têm um clima oceânico ameno.


Em Ponta Delgada, os verões costumam ser curtos, de clima ameno, secos e de céu quase sem nuvens. O inverno é longo, ameno, com ventos fortes e céu parcialmente nublado.


Durante o ano, a temperatura geralmente varia de 13 °C a 25 °C e raramente fica abaixo de 10 °C ou acima de 27 °C.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Veja também:


História


Ponta Delgada

Ponta Delgada foi elevada a cidade no reinado de D. João III, em 1546, depois de Vila Franca do Campo (a primeira capital da ilha) ter sido destruída por um terremoto em 1522.


O apogeu da cidade e da ilha de São Miguel em indicadores econômicos remonta ao século XIX. Este auge econômico foi resultado da exportação de citrinos para o Reino Unido, bem como do cosmopolitismo, com a instalação de muitos comerciantes estrangeiros, incluindo famílias judias, a partir de 1818.


É visível a influência inglesa em Ponta Delgada, nos jardins de estilo romântico, na construção de palacetes e organização da cidade, entre outros. Na época, Ponta Delgada era considerada a terceira maior cidade portuguesa em riqueza e população.


No início do século XX, Ponta Delgada ocupava ainda a oitava posição no meio urbano português. Porém, nas últimas décadas, houve um declinou devido à industrialização acelerada, à desvalorização da economia rural e ao crescente número de centros urbanos.


Apesar disso, é atualmente a capital econômica e administrativa da região autônoma dos Açores. Com mais de cinco séculos de existência, Ponta Delgada é uma cidade plana, moderna e cosmopolita que é o maior município dos Açores e reúne a maior variedade de comodidades.


Emprego


emprego em Ponta Delgada

O turismo, juntamente com a agricultura e a pesca, são as principais atividades da econômicas da Ilha de São Miguel. Nos últimos anos, o turismo, o comércio e a hotelaria cresceram significativamente em todas as ilhas.


Trabalhar nos Açores oferece alguns benefícios fiscais, os ilhéus pagam impostos mais baixos do que os residentes do continente. Entretanto, assim como em Portugal, os salários não são muito elevados e as oportunidades de emprego são diversificadas.


Em uma busca realizada no site Indeed.com, encontramos 92 vagas de trabalho, apenas no distrito de Ponta Delgada.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!

Moradia


Ponta Delgada Açores

O custo de vida nos Açores pode ser mais baixo do que na maioria das cidades portuguesas. Segundo as estatísticas de gastos do site Numbeo, em 2021 era possível viver relativamente bem na capital Ponta Delgada com apenas 500 euros por mês.


Arrendar casa nas ilhas é mais barato do que em Portugal continental, mas o valor pode aumentar nos meses de verão nas regiões mais turísticas. Ainda assim, o valor continua bem inferior à média de Lisboa, por exemplo.


Atualmente há um desequilíbrio entre oferta e procura de imóveis, o que pode fazer disparar os preços. Houve um aumento da procura de apartamentos e não há muita oferta de imóveis em Ponta Delgada


Em uma busca realizada no site Idealista, foram encontradas 14 opções de arrendamento no concelho. O imóvel T1 mais barato estava no valor de 685 euros mensais, e possuía 65 m².


Infraestrutura


Morar nos Açores

Por ter a infraestrutura mais completa do arquipélago, a Ilha de São Miguel é a primeira opção dos emigrantes quando pensam em morar nos Açores. Mesmo tendo todos os serviços necessários para viver bem a vida na ilha é muito tranquila.


Por todos os lados há beleza natural, tranquilidade tipicamente portuguesa e muita segurança e simpatia. Se procura dias mais corridos, com muitos eventos sociais e muitas oportunidades de trabalho, talvez Ponta Delgada não seja para você.


Viver em Lisboa ou no Porto são ótimas opções para quem prefere a vida na cidade grande ao invés de atividades culturais e ao ar livre rurais.


Viver em Ponta Delgada e no arquipélago dos Açores significa mais qualidade de vida, paz e natureza, sempre muito presente.


Viver nos Açores

No que se refere a saúde, Ponta Delgada possui uma infraestrutura que supre as necessidades de seus residentes, com alguns hospitais e clínicas de saúde, tanto públicas quanto particulares.


Com o desenvolvimento do turismo na região, supermercados, cabeleireiros e lojas diversas são abundantes. A oferta ainda não compete com a do continente, mas garante que nada falte aos residentes.


Viver Ponta Delgada significa acabar com os dias de stress causados ​​pelo trânsito caótico, visto nas capitais do continente, e mais tempo para si e para a sua família. As distâncias não são muito grandes, o que economiza tempo perdido com deslocamentos.


Encontre as melhores ofertas de arrendamento em diversos lugares da Europa! SEM FIADOR E SEM BUROCRACIAS! É só clicar no banner abaixo para conferir todas as opções de imóveis e acomodações!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra morar em Portugal?


Se for viajar para Europa traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro.


Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta! Saiba como, assistindo ao vídeo, é só clicar aqui.


Obrigada por chegar até aqui! Até a próxima!




Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page