top of page

Morar em Portugal: Viseu



Esta encantadora cidade é considerada a melhor cidade para se viver e uma das melhores para se visitar em Portugal. Viseu possui um riquíssimo patrimônio relacionado ao Renascimento português, como monumentos, igrejas e praças que ajudam a contar a história do país.


Viseu é agraciada com excelentes estradas, numa região privilegiada pela natureza, a meio caminho entre a Serra da Estrela e o Alto Douro Vinhateiro.


Berço de grandes nomes da arte sacra portuguesa, como o famoso Grão Vasco, um dos principais representantes do Renascimento e do Barroco no país. Viseu é também um dos destaques do enoturismo português, o vale do Rio Dão está repleto de vinhas e adegas que encantam os amantes de vinho.


Em Viseu também encontramos um centro histórico repleto de ruas e vielas de paralelepípedos que levam a palácios, casarões e monumentos com séculos de história.


Nesse artigo falaremos um pouco mais sobre alguns detalhes importas para quem está planejando morar na região.



Viseu é uma cidade portuguesa do distrito com o mesmo nome, localizada na província da Beira Alta, região do Centro e sub-região do Dão-Lafões.


A cidade de Viseu tem 59.469 habitantes na sua área urbana. (2021, e é uma das principais cidades da região centro de Portugal e a mais populosa das cidades do interior.


É também a sede do concelho de Viseu com uma área de 507,10 km² e 99.561 habitantes (2021), divididos em 25 freguesias. Além de ser sede de distrito e município, Viseu é também sede de diocese e distrito.


O concelho é delimitado pelo concelho de Castro Daire a norte, Vila Nova de Paiva a nordeste, Sátão e Penalva do Castelo a leste, Mangualde e Nelas a sudeste, Carregal do Sal a sul, Tondela a sudoeste, Vouzela a oeste e São Pedro do Sul a noroeste.


Clima



Em Viseu, o verão geralmente é curto, morno, seco e de céu quase sem nuvens. Já os invernos são frios, úmidos e parcialmente nublados. Ao longo do ano, a temperatura geralmente varia de 2°C a 29°C e raramente fica abaixo de -3°C ou acima de 34°C.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Veja também:


História



Com ocupação humana desde a Idade do Ferro, foi gradualmente a Civitas romana, berço da ideia de nacionalidade, a corte da mais distinta geração de reis e príncipes portugueses, a cidade renascentista.


Em Viseu, a povoação primitiva é muito antiga e sabe-se que já possuía um bispo em 572. A sua catedral foi restaurada em 1144 após a reconquista. D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, concedeu-lhe foral em 1123 e fez da cidade uma das suas residências preferidas.


A cidade possui um rico patrimônio, como, por exemplo, a Sé Catedral, um dos mais belos monumentos eclesiásticos do país, apesar da mistura de diferentes estilos (gótico, manuelino, barroco) fruto das várias obras que sofreu ao longo dos séculos.


O Museu Grão Vasco, instalado num antigo paço episcopal e repleto de obras do artista que lhe deu o nome, é uma das principais galerias de quadros do país.



Destaca-se também a Cava de Viriato, tosca fortificação que faz parte da história da Lusitânia, entre muitos outros edifícios da zona histórica, testemunho da antiguidade e importância da cidade.


Viseu preserva até hoje suas tradições, lendas e curiosidades. A vila produz trigo, milho, centeio, batata, legumes e fruta.


A cultura de destaque é a da vinha, com a especialidade de produzir vinhos licorosos no norte, vinhos verdes na região de Lafões e vinhos maduros na região do Dão.


A pecuária e a agricultura são altamente desenvolvidas, assim como a marcenaria, a carpintaria, a cerâmica a indústria alimentar.


Emprego



As principais oportunidades de emprego em Viseu são no comércio e serviços, e setor agrícola Em uma busca realizada no site Indeed.com, encontramos 455 vagas de trabalho, apenas no distrito, sem considerar as vagas de localidades próximas.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Moradia



O maior custo a se considerar ao decidir onde viver em Viseu é a habitação. E até mesmo o valor do aluguel dos imóveis na cidade é bem menor se comparado a outros grandes centros urbanos.


Em uma busca rápida realizada no site Idealista, encontramos 26 opções para arrendamento no distrito de Viseu, sendo o imóvel mais barato um T2 de 60 m² no valor de 200 euros por mês.


Infraestrutura



Viseu é uma cidade agradável, rica em patrimônio e história. Sua identidade resulta de uma cultura de qualidade de vida, hospitalidade e tradição, que se renova a cada passo.


A cidade é a combinação perfeita desta tríade, que se manifesta como uma marca da região do Dão, com os seus intermináveis ​​parques e jardins que destacam o seu rico e diversificado patrimônio cultural.


Em Viseu encontramos uma programação repleta de grandes eventos para todos os públicos ao longo do ano. Apesar de não haver metrô em Viseu, a cidade é bem servida por linhas de ônibus e também por teleférico, na área do centro histórico.



O sistema público de saúde em Portugal é reconhecido como modelo para outros países. Nas cidades do interior, o sistema de saúde funciona de forma ainda mais eficaz, pois o atendimento aos moradores é prático e ocorre tanto em hospitais quanto em unidades de saúde. Sem longas filas e com uma velocidade de atendimento satisfatória.


No que diz respeito à educação, Viseu tem um total de cinco agrupamentos de escolas, politécnicos e universidades.


Existe também uma grande variedade relacionada ao comércio, com muitas lojas, supermercados e centros comerciais.


E claro, em Viseu há vários pontos turísticos e monumentos históricos, além de diversas atividades de lazer e locais para relaxar.



Encontre as melhores ofertas de arrendamento em diversos lugares da Europa! SEM FIADOR E SEM BUROCRACIAS! É só clicar no banner abaixo para conferir todas as opções de imóveis e acomodações!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra morar em Portugal?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro.


Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta! Saiba como, assistindo ao vídeo, é só clicar aqui.


Obrigada por chegar até aqui! Até a próxima!


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page