top of page

Morar em Portugal: Amadora


Considerada uma das melhores cidades para morar em Portugal, Amadora está inserida na área metropolitana norte de Lisboa.


Devido à sua proximidade com a capital, sempre foi muito procurada por pessoa que queriam morar perto de Lisboa ou de uma cidade grande, e atualmente integra os municípios com maior densidade populacional do país.


É considerado um local rico em água e solos férteis, sendo, até hoje, associada à cultura agrícola. Em toda a região, são inúmeras as áreas verdes destinadas à população para relaxar e fugir do estresse da cidade. Seu apelido hoje é "Cidade Jardim".


Amadora oferece mais do que belezas naturais e tranquilidade. Além de estar próxima de Lisboa e sua agitação, o município também cedia o Festival Internacional de Quadrinhos (FIBDA), um dos mais importantes eventos dedicados à arte dos quadrinhos, atraindo milhares de visitantes todos os anos.


Neste artigo iremos detalhar um pouco mais sobre algumas das características dessa cidade que a fazem ser tão procurada por pessoas que querem morar em Portugal.



Amadora é uma cidade e município português localizado na área metropolitana de Lisboa. Possui uma área urbana de 23,79 km² e uma população de 171.500 em 2021, uma densidade populacional de 7.195 habitantes por km², tornando-se a quarta maior cidade do país.


O concelho da Amadora é semelhante à cidade em área e população e está dividido em seis freguesias. O concelho é limitado a nordeste pelo concelho de Odivelas, a sudeste pelo concelho de Lisboa, a sul e oeste pelo concelho de Oeiras e a oeste e norte pelo concelho de Sintra.


Clima



Em Amadora, o verão costuma ser morno, seco e de céu quase sem nuvens. Já os invernos são frios, úmidos e com céu parcialmente nublados.


Ao longo do ano existe a presença constante de ventos fortes, a temperatura geralmente varia de 9°C a 28°C e raramente é inferior à 5°C ou superior a 34°C.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Veja também:


História



A Amadora é uma cidade localizada na área metropolitana da grande Lisboa e a quarta cidade mais populosa do país. A ocupação humana da área que corresponde ao atual concelho de Amadora remonta aos períodos Paleolítico e Neolítico.


As ocupações na região encontraram boas condições de sustento no solo fértil e água abundante. Vestígios arqueológicos de outras épocas também foram encontrados por toda a área do concelho, como a "vila" romana da Quinta da Bolacha, na Falagueira ou o aqueduto romano (séc II e III).


Após a ocupação romana e árabe, as terras do concelho foram ocupadas por pessoas ligadas ao cultivo do solo e nobres que tinham as suas terras e quintas na zona da saloia que circundava a capital.


A região passou por um rápido desenvolvimento no século XX, escolhida como local de residência por milhares de pessoas que trabalham na capital e teriam facilidade no trajeto de trem ou ônibus.



A partir desse período, a realidade cultural, arquitetônica e social de Amadora muda completamente, abandonando o seu carácter rural e funcionando como um complemento residencial da cidade de Lisboa.


Amadora possui várias residências interessantes como parte de seu património arquitetônico, como a Casa do Infantado do século XVIII ou a Casa Roque Gameiro, construída entre 1898 e 1901 para servir de residência ao pintor que lhe deu o nome e que é um exemplo de “Casa Portuguesa” inspirada na arquitetura popular de diferentes regiões, hoje um interessante espaço museológico.


Com o crescente interesse pelo ambiente e o esforço de combate à vertente mais urbana da região, existem várias áreas verdes no concelho com diversas atividades e iniciativas de lazer, esporte e cultura, como o Parque Central da Amadora, o Parque de Aventuras em Ribeira da Falagueira, a mágica Ilha do Lido, o Parque da Fantasia, ou o Parque Urbano e Jardim dos Aromas.


Emprego



Existe uma oferta de emprego razoavelmente boa na região. No entanto, muitos residentes de Amadora optam por trabalhar em Lisboa devido à proximidade e facilidade no trajeto.


Em uma busca rápida realizada no site de empregos Indeed, encontramos 470 vagas de emprego apenas no distrito de Amadora.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Moradia



Amadora é um concelho relativamente pequeno, um dos menores de Portugal. Devido a sua proximidade da capital, costuma ser um destino alvo para quem quer economizar nos preços das moradias, que são muito mais baratas tanto em termos de aluguel quanto de compra.


Numa busca rápida realizada hoje, encontramos 49 opções para arrendamento no site Idealista, sendo o mais barato um T1 de 45m² no valor de 650 euros mensais.


Infraestrutura



Em geral, a qualidade de vida em Amadora é boa, com exceção de alguns locais específicos da região que são conhecidos por problemas sociais e consequências violentas decorrentes do tráfico de drogas. É, nem tudo são flores em 100% da região!


Mas para além destas zonas, a vida em Amadora é tranquila, a região tem boas infraestruturas, uma extensa rede de transporte, diversas escolas, tanto públicas quanto privadas, hospitais e centros de saúde, muito comércio local, shoppings, supermercados e hipermercados, parques, muita opção para atividades de esporte e lazer, além de diversos monumentos históricos e pontos turísticos.


O antigo shopping Dolce Vita Tejo, atual Ubbo, em Amadora é um dos maiores centros comerciais de Portugal. Por lá você pode encontrar as principais lojas do país.


E a cidade também é bem servida em termos de restaurantes e serviços, há grandes redes com lojas enormes como a Leroy Merlin ou a Decathlon.



Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!



Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra morar em Portugal?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro.


Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta! Saiba como, assistindo ao vídeo, é só clicar aqui.


Obrigada por chegar até aqui! Até a próxima!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page