top of page

Morar em Portugal: Cascais



Cascais é conhecida pela sua tranquilidade e estilo de vida de qualidade. Sendo uma das principais cidades portuguesas e próxima de Lisboa, vem se tornando muito popular para viver, trabalhar ou mesmo relaxar.


Quem vive em Cascais pode ter o melhor de dois mundos: o sossego de uma pequena vila praiana e desfrutar de todas as facilidades de uma grande capital.


Proximidade da praia e tranquilidade são apenas algumas das características, que convidam novos moradores. É uma cidade com excelentes infraestruturas para os mais diversos públicos, no entanto, famílias e aposentados são os que mais optam por este belo recanto.


Cascais já é conhecida como ponto turístico, mas hoje falaremos um pouco mais de algumas características para quem deseja escolher esta vila para morar.



Cascais é uma cidade portuguesa da sub-região da Área Metropolitana de Lisboa. É a sede do concelho de Cascais com uma área total de 97,4 km² e 214.158 habitantes (2021), dividido em 4 freguesias.


O concelho de Cascais é limitado a norte pelo concelho de Sintra, a leste pelo concelho de Oeiras e a sul e oeste pelo Oceano Atlântico.


Clima



É uma das regiões mais bonitas de Portugal, um destino ideal para quem gosta de atividades ao ar livre e estar em contato com a natureza.


Cascais costuma apresentar um clima ameno, com uma média de 260 dias por ano sem chuva. O verão é morno, seco e o céu quase sem nuvens. Já os invernos são suaves, úmidos e parcialmente nublados.


O clima é de ventos fortes durante todo o ano, e a temperatura geralmente varia de 10°C a 26°C e raramente é inferior a 7°C ou superior a 32°C.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Veja também:


História



A ocupação humana na área que hoje forma o concelho de Cascais provavelmente remonta ao período Paleolítico Inferior, como comprovam os vestígios encontrados a norte de Talaíde, no Alto do Cabecinho (Tires) e a sul de Moinhos do Cabreiro.


Boa parte do que conhecemos de Cascais vem da Baixa Idade Média e a sua região é habitada desde tempos remotos. Foi retomada dos árabes e passada para as mãos dos reis portugueses no século XII.


Acredita-se que o nome Cascais venha do plural "cascal" (monte de cascas ou conchas), o que deve estar relacionado com a abundância de moluscos marinhos presentes na região. Na segunda metade do século XII, Cascais era uma pequena vila de pescadores e agricultores.


Em meados do século XIV, a critério do rei D. Pedro I, Cascais foi elevada à categoria de cidade com jurisdição civil e criminal própria. No entanto, só em 1370 o rei D. Fernando confirmou a decisão do seu pai D. Pedro, dando origem ao termo concelho.



A partir da década de 1940, seguiu-se um período de construção intensiva em áreas recuperadas de pinhais, campos agrícolas e pedreiras, facilitadas pelo fácil acesso à estrada costeira à beira-mar.


Cascais é considerada um centro turístico de primeira ordem, que recebeu um número muito elevado de refugiados e exilados durante e após a Segunda Guerra Mundial, entre os quais é importante destacar os Condes de Barcelona, ​​​​Rei Humberto II. Itália, Carol II da Romênia e inúmeras figuras do cenário esportivo e cultural.


A vila de Cascais ainda mantém esta vocação de espaço acolhedor que gere as suas atividades turísticas e culturais de acordo com os critérios de qualidade exigidos pelos seus visitantes.


Cascais tem a honra de ser a primeira cidade em Portugal a fazer uma experiência bem sucedida com iluminação elétrica, além de eletrificar a tração no seu ramal ferroviário. Cascais também possui a única ponte existente sobre o Oceano Atlântico: a Ponte de Santa Marta.


Emprego



Em Cascais as atividades de serviços e turismo são as que mais se destacam, não há muitas empresas grandes na cidade e, portanto, pode não haver muitas ofertas de emprego para além do comércio, restaurantes, bares e hotelaria.


É comum as pessoas viverem em Cascais e trabalharem em Lisboa. Elas têm a oportunidade de obter mais oportunidades de trabalho, melhores salários e desfrutar da qualidade de vida de Cascais.


Em uma busca realizada no site Indeed.com, encontramos 540 vagas de trabalho apenas no distrito de Cascais. A oferta é abundante, mas as áreas não variam muito além do que já falamos.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Moradia



Como a cidade de Cascais é muito turística, os custos aumentam no verão. Infelizmente, Cascais está entre as cidades mais caras de Portugal para se viver.


O valor do aluguel (arrendamento) vai depender muito da sua localização (se é perto da praia ou serviços), se o imóvel é novo, antigo ou reformado, se está mobiliado ou não, entre outros fatores.


Além do alto preço do aluguel de um imóvel em Cascais, geralmente é necessário ter um fiador português ou pagar de três a seis rendas (alugueis) adiantado, condição que pode variar de acordo com o proprietário, e apresentar comprovante de rendimento (recursos financeiros).


Em uma busca realizada no site Idealista, foram encontradas 301 opções de arrendamento no concelho de cascais. O imóvel T1 mais barato estava no valor de 650 euros mensais e possuía 35 m²


Infraestrutura



Cascais proporciona uma elevada qualidade de vida com percursos para caminhada e vários espaços naturais e ao ar livre. Tem boas escolas públicas, saúde e segurança pública eficazes; conta com rede pública e privada tanto para as escolas quanto para os hospitais e clínicas de saúde.


Tem uma grande variedade de lojas, restaurantes e supermercados. Possui belas praias com águas azuis cristalinas e belas paisagens. Apesar de ser um destino turístico, é um local agradável e tranquilo de se viver.


Como era de se esperar, possui muitas opções de lazer e pontos turísticos como a Boca do Inferno, Largo de Camões, Praia de Santa Marta, o Paço Real na Cidadela de Cascais, entre outros.


Por ser próxima de Lisboa, seus residentes também podem usufruir das vantagens das duas cidades.



Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra morar em Portugal?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro.


Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta! Saiba como, assistindo ao vídeo, é só clicar aqui.


Obrigada por chegar até aqui! Até a próxima!

50 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 hozzászólás


Mariana Zani BC
Mariana Zani BC
2022. nov. 01.

Maravilhoso!

Kedvelés
bottom of page