top of page

Morar em Portugal: Odivelas



Considerada por muitos como um ótimo local para viver, existem muitas razões pelas quais Odivelas vem sendo procurada como lugar de recomeço.


Odivelas é uma cidade localizada nos arredores de Lisboa que oferece a sua própria infraestrutura, opções de lazer e estilo de vida, sendo um local relativamente tranquilo para se estabelecer.


Apesar da proximidade de Lisboa, tem uma identidade distinta da sua movimentada vizinha. E embora seja mais silenciosa, ela tem sua própria gama de comodidades para manter próximo tudo o que seus residentes precisam.


Odivelas é grande o suficiente para estar perto de tudo: transportes, restaurantes, escolas, parques, etc. Ao mesmo tempo, também é possível desfrutar do que é oferecido em Lisboa.


Morar em Odivelas pode significar um custo de vida menor do que em outros centros urbanos. Vamos falar um pouco mais sobre algumas características dessa cidade que vem crescendo em infraestrutura e reputação.



Odivelas é uma cidade portuguesa do distrito de Lisboa. É sede do concelho de Odivelas com uma área de 26,54 km² e 148.058 habitantes (2021), divididos em 4 freguesias desde 2013.


É, um dos concelhos de menor dimensão em Portugal, tanto em termos de área como em número de freguesias.


Clima



Em Odivelas, o verão costuma ser morno, seco e o céu quase sem nuvens. Já os invernos possuem clima fresco, úmido, com ventos fortes e parcialmente nublados. Ao longo do ano, a temperatura geralmente varia de 8°C a 29°C e raramente fica abaixo de 5°C ou acima de 35°C.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!


Veja também:



História



A origem do nome Odivelas, tal como o nome de muitas outras freguesias e concelhos de Portugal, está envolta por uma lenda que perdura há séculos. Conta-se que para o nome desta vila, D. Dinis teria ido à noite para Odivelas, onde regularmente encontrava com algumas moças.


Certa noite, sabendo o que estava acontecendo, a rainha resolveu esperá-lo, e como o rei estava a caminho de um de seus encontros, a rainha lhe perguntou, iniciando com as palavras: "Ide vê-las senhor… ". Por evolução, teria surgido o nome Odivelas daquelas palavras.


No entanto, filólogos dão uma explicação diferente: a palavra consiste em dois elementos: "Odi" e "Velas". A primeira é de origem árabe e significa "fluxo de água". A segunda é de origem latina e refere-se às velas dos moinhos de vento que existiam nas colinas próximas e das quais ainda hoje podemos ver vestígios. O curso d'água ainda se mantêm até hoje.


Vestígios encontrados na região a confirmam como uma área fértil e agradável onde, ao longo dos séculos, serviu de sustento a algumas sociedades que viveram ali.



Dólmens de grandes pedras, batalhas na freguesia de Caneças, o Castro da Amoreira na freguesia da Ramada, os vestígios romanos encontrados na Póvoa de Santo Adrião, os árabes encontrados no subsolo da Paiã, na freguesia da Pontinha, são alguns de vários desses vestígios.


No entanto, parece que o impulso do desenvolvimento da região foi dado pelo rei D. Dinis, quando decidiu construir um mosteiro em Odivelas, onde se ouvia atrás das grades inúmeras freiras cultas, que através dos seus famosos Outeiros, pelos livros que escreviam ou mesmo pela facilidade com que atraiam ao mosteiro e seus arredores, reis, príncipes e artistas.


No início do século XX, a cidade era a terra que os senhores lisboetas procuravam para os prazeres do verão. É nessa época que a vida municipal local começa a se desenvolver e caminhar para a Odivelas que conhecemos hoje.


Emprego



Odivelas possui uma oferta de trabalho relativamente boa, em diversas áreas, mas com destaque para o comércio local. No entanto, devido à proximidade com Lisboa, não é raro ver pessoas que moram em Odivelas e trabalham em Lisboa


A melhor freguesia para viver em termos de acesso a Lisboa é a freguesia de Odivelas, pois tem 2 estações de metrô na cidade (Odivelas e Senhor Roubado).


Em uma busca no site Indeed, por exemplo, encontramos 119 vagas de trabalho apenas no distrito de Odivelas, sem considerar outras localidades.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Moradia



Estima-se que um casal possa viver confortavelmente em Odivelas com cerca de 2.000 euros por mês.


A cidade tem um custo de vida inferior ao da capital Lisboa. Atualmente, o aluguel (arrendamento) de um apartamento de dois quartos na cidade é de aproximadamente 850 euros por mês. No entanto, o valor pode ser maior para quem deseja morar mais perto do metrô.


Em uma busca rápida realizada hoje, encontramos 34 opções para arrendamento no site Idealista, sendo o mais barato um T1 de 55 m² no valor de 600 euros por mês.


Infraestrutura



Odivelas foi eleita Capital Europeia do Esporte em 2020, uma escolha que reflete a aposta do concelho da cidade na atividade física e nas práticas esportivas para a promoção de um estilo de vida saudável.


Em termos de transportes, Odivelas é servida por duas estações da rede de metro de Lisboa: Senhor Roubado e Odivelas, que são as duas últimas paradas da linha amarela. Também existe uma autoestrada que liga a cidade à capital e a outras zonas da região.


É por isso que muitos dos que trabalham no centro de Lisboa vêem as vantagens de se instalarem em Odivelas e arredores.



Odivelas desenvolveu-se muito ao longo dos anos e agora oferece uma variedade de cafés, lojas, supermercados e hipermercados a uma curta distância.


Centro Comercial Strada Outlet, por exemplo, fica a apenas cinco minutos de carro do centro da cidade de Odivelas, enquanto o Dolce Vita Tejo é outro centro comercial que se encontra a apenas doze minutos de carro na vizinha Amadora.


A cidade também possui várias áreas verdes e conta com uma variedade de escolas, universidades, além de hospitais e centros de saúde próprios. Como Odivelas fica na fronteira com Lisboa, também tem fácil acesso a tudo o que a capital tem para oferecer, desde visitas a museus à vibrante vida noturna.


Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra morar em Portugal?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro.


Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta! Saiba como, assistindo ao vídeo, é só clicar aqui.


Obrigada por chegar até aqui! Até a próxima!


456 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page