top of page

Morar em Portugal: Loures



Loures, apesar de próxima a Lisboa, oferece um estilo de vida mais descontraído e tranquilo do que você encontraria na capital. É uma cidade dividida entre o campo e o urbano.


Loures é uma vila e concelho nos arredores de Lisboa. A oeste encontram-se os concelhos de Mafra, Sintra e Amadora, e a nordeste Vila Franca de Xira. Loures é limitado a leste pelo estuário do Tejo, um belo corpo de água interior com a sua própria reserva natural.


Aqui encontramos a Ponte Vasco da Gama, a mais longa da Europa com 13 km de extensão, que liga Loures a Setúbal. Ao norte em direção às vilas de Bucelas e Lousã, a paisagem torna-se mais rústica e tranquila, sem grande perturbação da indústria e talvez mais adequada para quem procura fugir completamente do estresse da cidade.


Apesar de ser mais tranquila do que a capital, não faltam atividades e locais voltados para o lazer, a arte e a cultura em Loures, como o Museu do Vinho e da Vinha de Bucelas, por exemplo, que ensina um pouco sobre a vinificação tradicional da região.


Aqui também se encontra o Museu da Cerâmica de Sacavém localizado em uma fábrica de cerâmica construída em 1850, que apresenta impressionantes miniaturas produzidas na região e em outras regiões de Portugal.




Loures é uma cidade portuguesa pertencente à área Metropolitana de Lisboa. É a sede do concelho de Loures com 201.632 habitantes e uma área de 167,24 km², dividido em 10 freguesias.


O município é limitado a norte por Arruda dos Vinhos, a leste por Vila Franca de Xira e pelo estuário do Tejo, a sudeste por Lisboa, a sudoeste por Odivelas, a oeste por Sintra e a noroeste por Mafra.


Clima



Em Loures, o verão costuma ser quente, seco e o céu quase sempre limpo; os invernos são frios, úmidos, com ventos fortes e parcialmente nublados. Durante o ano, a temperatura geralmente varia de 8°C a 29°C e raramente fica a baixo de 4°C ou maior que a 35°C.


Se você tem planos de viajar para Portugal, aqui vai uma ótima dica: clicando no banner aqui embaixo você garante as melhores ofertas na compra do seu Seguro Viagem. Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!!



Veja também:


História



Alguns historiadores dizem que Loures era um assentamento romano na época de Cristo. Para fundamentar a afirmação, citam o facto de existir um cemitério no local onde hoje está construída a Igreja Matriz.


É de conhecimento comum que os cristãos perseguidos buscavam lugares escondidos e de difícil acesso para homenagear seus mortos e evitavam divulgar sua fé para escapar da perseguição pelas autoridades romanas.


A fertilidade da terra, a abundância de água e a pureza do ar rural deram forma a esta região, que desde D. Afonso Henriques ao reinado de D. Maria II. pertencia ao território da cidade de Lisboa.



Por tudo isso, muitos monarcas e nobres construíram suas fazendas e palácios nessas terras, que escolheram como locais de descanso, relaxamento e fuga de doenças e pragas.


O desenvolvimento da cidade de Lisboa, bem como a crescente importância econômica do território, permitiu a elevação de Loures a concelho por decreto régio em 1886.


Desde 1974, o concelho de Loures materializou e registou grandes investimentos locais e regionais, que evidenciaram as condições únicas do concelho a nível nacional, o que também proporcionou melhores condições de vida para a população local.


Emprego



Existe oferta de trabalho local em Loures, principalmente no comércio. No entanto, Loures é famosa por abrigar trabalhadores e estudantes de Lisboa. Ainda não há metrô que ligue Loures a Lisboa diretamente, mas há várias linhas de ônibus que fazer o trajeto.


Em uma busca realizada no site Indeed, encontramos 402 vagas de emprego apenas no distrito de Loures, sem considerar a oferta dos municípios próximos.


Compartilhe fotos e vídeos nas redes sociais durante sua viagem. Clicando no banner abaixo você compra seu eSIM Holafly e fica totalmente conectado no exterior! Além de não pagar nada a mais por isso, você ajuda o nosso trabalho!


Moradia



Por apresentar um custo de vida inferior ao de Lisboa, Loures se destaca no quesito “Qualidade de Vida”, pois há imóveis com melhores condições e preços mais acessíveis.


Em uma busca rápida realizada hoje, encontramos 45 opções para arrendamento no site Idealista, onde um T2 de 75 m², por exemplo, está a 700 euros por mês.


Infraestrutura



Loures é um lugar relativamente tranquilo em termos de violência, e possui vários centros de saúde públicos, bem como unidades de cuidados privados de referência em Portugal, como a Trofa Saúde, por exemplo. Há também uma vasta rede de transporte e serviços, muitas escolas públicas e privadas, universidades, locais voltados para o lazer e cultura, diversos restaurantes, supermercados, parques e centros comerciais.


Não importa o destino! Se você procura pelas melhores hospedagens com os menores preços, você só vai encontrar na Booking. Clica no banner abaixo para conferir!!


Me conta aqui embaixo! Já conhecia esses lugares? Quer mais dicas de lugares pra morar em Portugal?


Se for viajar para Portugal traga dinheiro na moeda local. Você pode abrir uma conta na Wise e já guardar o seu dinheiro em euro.


Ou se quiser aplicar o seu dinheiro em dólar, recomendo abrir a conta na Nomad. Com o meu cupom POSSOTEMOSTRAR você garante 10 dólares de volta! Saiba como, assistindo ao vídeo, é só clicar aqui.


Obrigada por chegar até aqui! Até a próxima!

600 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page