top of page

Como será a sua vida estudando no exterior

Se você decidiu embarcar em uma aventura no exterior ou está apenas se mudando para uma cidade diferente por conta própria, sair da casa de sua infância é uma grande decisão e um grande momento de mudança de vida.

Longe vão os dias em que você teria que estar em casa antes do toque de recolher às 11 horas ... ufa, mas também há uma infinidade de coisas que você ficaria surpreso ao ter que fazer quando morasse sozinho.


Aqui estão 10 coisas que você provavelmente encontrará em sua nova aventura e fase de vida.


1. Você terá que fazer todas aquelas pequenas coisas que seus pais fizeram por você

A lâmpada precisará ser trocada. A eletricidade vai acabar. Os canos vão vazar. Quem vai precisar consertar tudo isso? Você. Essas coisas pareciam se consertar magicamente enquanto você morava em casa, mas agora não.


No começo, você provavelmente se sentirá um pouco perdido e provavelmente ligará muito para seus pais (o que os deixará super felizes), mas, eventualmente, você pegará o jeito.

2. Cozinhar não é tão fácil

Você conhece todas aquelas refeições deliciosas que seus pais cozinhavam enquanto você morava em casa? Aqueles que eles pareciam fazer com tanta facilidade? Sim, acontece que eles não eram tão fáceis de fazer. Você tentará fazê-los, apenas para perceber que está faltando os ingredientes e, quando for à loja para comprá-los, perceberá que não pode comprá-los com seu orçamento de estudante - então macarrão ramen é .

Cozinhar leva muito tempo de qualquer maneira, e quem tem tempo para isso quando você tem uma nova cidade para explorar e novos amigos para conhecer?! Ainda assim, você não pode sobreviver para sempre com comida para viagem.

Eventualmente, depois de muito trabalho e refeições malsucedidas, você terá um conjunto de pratos infalíveis que pode preparar a qualquer momento e começará a se sentir como um verdadeiro adulto.


3. Você terá muito mais liberdade, mas também mais responsabilidade

Quer convidar seus amigos às 3 da manhã? Você pode. Quer jantar à meia-noite? Você pode. Quer sair de casa e não ter ninguém te perguntando onde você vai? Você pode.

Como dizem, com grande liberdade vêm grandes responsabilidades, como pagar o aluguel em dia, pagar as contas e fazer a limpeza. Perder prazos não é uma opção. Bem-vindo ao mundo real.

Se você está pensando em ir para o exterior, morar, estudar, trabalhar ou até mesmo obter sua dupla nacionalidade em um país onde o idioma não é o mesmo do que o seu, na maioria dos casos você vai precisar realizar uma tradução juramentada dos seus documentos. Saiba como a Tradução Juramentada com a Yellowling.


4. Você se tornará muito mais independente e confiante

Morar sozinho (e especialmente em um país estrangeiro) e realmente conseguir lidar com todas as tarefas adultas pode fazer você se sentir incrível e forte. Afinal, você percebe que pode cuidar de tudo o que precisa sozinho, para se sentir bastante invencível.


5. Você se tornará super adaptável

Vamos ser sinceros: seu primeiro lugar provavelmente não será super glamoroso.

Muito provavelmente, você viverá em um quarto pequeno em uma casa ou apartamento compartilhado com outros estudantes. Alguns de seus colegas de apartamento serão incríveis, outros podem levar algum tempo para se ajustar. Você aprenderá a conviver com pessoas diferentes, com hábitos diferentes, mas também lhe dará a oportunidade de encontrar um terreno comum e aprender sobre sua cultura.


Você também se tornará adepto da conversa fiada e de fazer amigos, já que será forçado a isso por estar em um novo lugar.

6. Você perceberá que morar com seus pais foi incrível, afinal, e ficará ansioso para visitá-los.

Lençóis limpos. Alguém para fazer café para você pela manhã. Uma refeição caseira de verdade (não é macarrão ramen). Sem colegas de quarto barulhentos.

Você se sentirá como a realeza ao visitar sua casa e perceberá que considerou todos esses luxos garantidos.

Não se preocupe, você sempre pode aparecer para uma visita sempre que sentir que precisa de um pouco de mimo extra - seus pais vão adorar ter você de volta em casa.

7. Mas o lar não vai mais parecer um lar

Eles dizem que você nunca pode ir para casa duas vezes, e é verdade.

O lar de sua infância sempre será uma espécie de lar, mas você terá mudado e seu antigo lar permanecerá o mesmo. As pessoas de lá seguirão suas mesmas rotinas e terão as mesmas conversas. Será como se você nunca tivesse ido embora, mas, ao mesmo tempo, seu lugar de infância não parecerá mais um lar.

Se você se mudou para uma nova cidade e/ou país, sua nova cidade e local irá, pouco a pouco, se tornar seu próprio lar. Isso, no entanto, não significa que você não vai adorar passar o tempo na casa de sua infância; você vai adorar voltar.


8. Você sentirá falta de coisas que nunca pensou que sentiria Mudar-se é estranho, especialmente se mudar para o exterior. Você estará se divertindo muito, mas também sentirá falta das pequenas coisas mais aleatórias. Pode ser uma comida específica do seu país de origem, um cheiro específico, um feriado ou até mesmo apenas um sentimento.

Você pode até não sentir falta das coisas que pensou que sentiria, mas um conjunto totalmente diferente de coisas.


Nem sempre é fácil tirar do papel o sonho de estudar no exterior. Para te ajudar nessa jornada, separamos uma lista de organizações que dão bolsas para estudar fora. Além das bolsas, algumas dessas organizações também oferecem orientação ou preparação.

9. Você se sentirá super grato por seus pais Lembra-se daquela vez, quando adolescente, quando você mal podia esperar para se mudar e pensou que seus pais queriam destruir sua vida? Morando sozinho, você perceberá como é realmente difícil ser adulto e como seus pais conseguiram fazer tudo enquanto cuidavam de você e de seus irmãos. Você apreciará a casa limpa que eles mantinham, a comida na mesa e sua gentileza e sorrisos em tudo isso.

10. Seus colegas de apartamento se tornarão sua nova família Seus colegas de apartamento verão você no seu melhor e no seu pior. Eles estarão lá para tudo. Eles se tornarão seus parceiros de cozinha, amigos da Netflix, cuidadores e amigos - basicamente família. Você também nunca estará realmente sozinho; até mesmo ficar em casa assistindo a um filme será uma atividade social, porque você sempre terá seus colegas de apartamento por perto.

É por isso que é importante se dar bem com seus colegas de apartamento, porque você os verá com frequência.


Onde morar em Portugal?

Confira algumas cidades para morar em Portugal


Este conteúdo foi criado originalmente pela Uniplaces um site international de reservas de médio e longo prazo. Com o maior leque de apartamentos verificados do mundo, que podem satifazer todos os orçamentos.


Oferecem às pessoas uma solução sem fiadores, incômodos e burocracias Uma plataforma fácil, rápida e segura, para tranquilidade total, oferecendo lugares únicos!



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page